Queda de ponte no percurso entre Brasília (DF) e Formosa (GO) foi o motivo do cancelamento; Equipe Honda Racing se prepara, agora, para a etapa deste domingo (25/8), com destino a Santa Maria da Vitória (BA)
Formosa (GO) – A primeira etapa do Sertões 2024, prevista para este sábado (24/8), foi cancelada devido à queda de uma ponte no caminho, de acordo com a organização da prova. Desta forma, os pilotos da equipe Honda Racing seguiram em deslocamento de Brasília (DF) até Formosa (GO).
Para o mineiro Gabriel “Tomate” Soares, competidor da categoria Moto 2, é preciso “virar a chave” para, agora, focar no segundo dia de prova.
“Temos sete dias de rally ainda, tem muita coisa para acontecer e o objetivo continua o mesmo: dar o melhor e buscar a vitória”, afirmou o piloto da Honda Racing. “Temos que entrar ainda mais forte agora, porque há menos um dia ali para correr atrás da nossa meta, então o objetivo é estar forte do início ao final desses sete dias”, completa.
A redução do número de etapas também foi pontuada pelo norte-americano Mason Klein como algo que tende a deixar a competição ainda mais disputada. “Para mim, isso só torna o rally ainda mais difícil, com menos dias e menos chances de vencer etapas. Mas a estratégia permanece a mesma, preciso correr o mais rápido e suave possível”, diz o piloto do time vermelho, que disputa a categoria Moto 1 e tenta o bicampeonato na disputa geral entre as motos neste ano.
Para o argentino Martin Duplessis, companheiro de Klein na Moto 1, o cancelamento da etapa que abriria a competição deixa a prova mais difícil, mas ele lembra que a situação é igual para todos. “Vamos sair forte para a segunda etapa. Estamos em uma boa posição de largada e estamos prontos. Vamos com tudo”, afirma.
Competidor da categoria Rally Brasil, exclusiva para motos nacionais, Tiago Wernersbach destaca que a primeira especial seria mais travada, diferentemente das etapas seguintes, que prometem ser mais abertas e velozes. O piloto da Honda Racing segue confiante na conquista do tetracampeonato em sua categoria. “Temos que pensar bem nas estratégias, mas tenho certeza de que vai dar tudo certo. A gente está preparado para qualquer tipo de especial. Vou me concentrar e acelerar forte pra buscar esse troféu”, comenta o capixaba.
A segunda etapa do Sertões, que agora irá abrir a disputa nas trilhas, terá um percurso total de 670 quilômetros, sendo 433 quilômetros de trechos cronometrados (especiais), com largada em Formosa (GO) e chegada em Santa Maria da Vitória (BA).
A equipe Honda Racing de Rally tem o patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, DID, NGK, Ogio, Michelin e Fly.
Roteiro* – 32º Sertões
25/8 – Etapa 2
Formosa (GO) / Santa Maria da Vitória (BA)
Deslocamento inicial: 29 km
Especial: 433 km
Deslocamento final: 208 km
Total do dia: 670 km
26/8 – Etapa 3
Santa Maria da Vitória (BA) / Luís Eduardo Magalhães (BA)
Deslocamento inicial: 3 km
Especial: 336 km
Deslocamento final: 47 km
Total do dia: 386 km
27/8 – Etapa 4 – MARATONA
Luís Eduardo Magalhães (BA) / Luís Eduardo Magalhães (BA)
Deslocamento inicial: 6 km
Especial: 418 km
Deslocamento final: 10 km
Total do dia: 434 km
28/8 – Etapa 5 – MARATONA
Luís Eduardo Magalhães (BA) / Luís Eduardo Magalhães (BA)
Deslocamento inicial: 16 km
Especial: 263 km
Deslocamento final: 14 km
Total do dia: 293 km
29/8 – Etapa 6
Luís Eduardo Magalhães (BA) / Formosa (GO)
Deslocamento inicial: 139 km
Especial: 218 km
Deslocamento final: 277 km
Total do dia: 634 km
30/8 – Etapa 7
Formosa (GO) / Formosa (GO)
Deslocamento inicial: 85 km
Especial: 349 km
Deslocamento final: 63 km
Total do dia: 497 km
31/8 – Etapa 8
Formosa (GO) / Brasília (DF)
Deslocamento inicial: 29 km
Especial: 133 km
Deslocamento final: 101 km
Total do dia: 263 km
TOTAL DO PERCURSO (aproximado)
Deslocamentos – 3.700 km
Especiais – 2.100 km
*O roteiro é fornecido pela organização do evento e está sujeito a alterações.