Gabriel Soares (classe Moto 2) e Tiago Wernersbach (Brasil) são destaques no primeiro dia da prova, válida pelo Brasileiro de Rally Cross Country em Araxá (MG)
Araxá (MG) – A equipe Honda Racing abriu o Rally Minas Brasil na liderança de duas categorias. O piloto mineiro Gabriel Soares foi o mais rápido pela Moto 2, enquanto o capixaba Tiago Wernersbach é o ponteiro da classe Brasil. Válida como as três primeiras etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2023, a prova percorreu 225,42 quilômetros nesta quinta-feira (9/3), sendo 201,88 deles de trechos cronometrados, na região de Araxá (MG).
O time vermelho também é destaque na classificação geral das motos. Após o segundo lugar geral no dia, o paulista Bissinho Zavatti ocupa a vice-liderança da categoria Moto 1. Soares foi o terceiro colocado da geral. Já Martin Duplessis, sexto da geral, está em quarto lugar na categoria Moto 1. Os três pilotos aceleram as motocicletas Honda CRF 450RX. Outro resultado consistente na geral foi de Wernersbach, na oitava posição com a moto nacional CRF 250F.
Atual campeão geral do Sertões e bicampeão brasileiro pela classe Moto 2, o piloto Bissinho Zavatti disputa pelo primeiro ano a categoria Moto 1. “A prova começou em um terreno bem liso e a partir da metade entrou também em uma parte de piçarra, muito boa de acelerar. O terreno mudava totalmente a qualquer hora, ficava liso novamente, então foi preciso ter bastante cautela. Choveu muito essa semana aqui em Araxá, então havia muita poça d’água, mas foi uma especial (trecho cronometrado) bem montada, técnica e com alguns pontos travados. É o estilo que eu gosto de andar e fiz uma boa prova. Vou voltar forte amanhã, me concentrar, porque há mais dois dias pela frente”, lembra.
Já Gabriel Soares, que disputa pelo segundo ano as provas de Rally, teve uma oportunidade diferente. “Foi um dia bem legal, tive a nova experiência de abrir a prova, eu não tinha aberto nenhuma prova ainda na modalidade. Estava um pouco ansioso para largar na frente, até então não tinha andado sem nenhuma referência, mas foi bom, me senti seguro e consegui navegar muito bem. Fiquei muito feliz com minha navegação. Agora vou focar para o segundo dia, quero manter a liderança da categoria Moto 2 e ir mais para cima na tabela da geral”, avisa o piloto.
Após uma queda sofrida na disputa do prólogo, que definiu as prioridades de largada nesta quarta-feira (8/3), o argentino Martin Duplessis não estava 100% para este primeiro dia no Rally Minas Brasil. “Foi muito difícil para mim por causa do tombo, por isso na largada da especial busquei recuperar a confiança. Choveu bastante durante a noite, então tive mais dificuldade, porque não estou acostumado a este tipo de terreno. Na primeira parte fui evoluindo e o importante é que no final da etapa tinha recuperado a confiança, sem cometer erros, e me superei. Eu ainda estou com dor no corpo por causa da queda, mas estou bem e amanhã é outro dia. Vou largar melhor e com ainda mais confiança”, explica Duplessis.
Tiago Wernersbach, que fechou 2022 invicto na classe para motos nacionais do Brasileiro de Rally Cross Country, começou bem a luta pelo terceiro título consecutivo na competição. “A especial teve início em uma parte mais travada, de trial, um lugar que eu gostei bastante. Depois do abastecimento, fomos para um trecho mais aberto, com mais retas. Foi uma ótima etapa para mim, gostei demais e consegui vencer na Brasil e fazer oitavo lugar na geral. Vou me concentrar e quem sabe chegar em uma posição mais alta na geral nos próximos dias”, finaliza Wernersbach.
Nesta sexta-feira (10/3), a segunda etapa do Rally Minas Brasil terá 232,70 km de desafios, incluindo 182,42 de especiais. Além de Araxá, o roteiro passa pelas cidades de Ibiá, Tapira, Pratinha e Sacramento. A definição dos vencedores será neste sábado (11/3), após o terceiro e último dia de disputas. A prova inclui aproximadamente 700 km de percurso no total (cerca de 580 km de especiais).
A equipe Honda Racing de Rally é patrocinada por Pro Honda, DID, Fly e Honda Seguros.
Rally Minas Brasil 2023
Parque de apoio – Grande Hotel Termas de Araxá – Araxá (MG)
Resultados (extraoficiais / cinco primeiros)
1º dia
Geral Motos
1º Adrien Metge #1 – 2:39:24.58
2º Bissinho Zavatti #2 – 2:41:35.73 – Honda CRF 450RX
3º Gabriel Soares #5 –2:45:26.81 – Honda CRF 450RX
4º Gabriel Bruning #8 – 2:45:59.34
5º Ricardo Martins #4 – 2:46:55.62
6º Martin Duplessis #3 – 2:51:31.10 – Honda CRF 450RX
8º Tiago Wernersbach #11 – 2:57:10.68 – Honda CRF 250F
Categoria Moto 1
1º Adrien Metge #1 – 2:39:24.58
2º Bissinho Zavatti #2 – 2:41:35.73 – Honda CRF 450RX
3º Ricardo Martins #4 – 2:46:55.62
4º Martin Duplessis #3 – 2:51:31.10 – Honda CRF 450RX
Categoria Moto 2
1º Gabriel Soares #5 –2:45:26.81 – Honda CRF 450RX
2º Gabriel Bruning #8 – 2:45:59.34
3º Guilherme Bissoto #22 – 2:56:16.00
4º Rodrigo Sallum #12 – 3:10:33.98
5º Cristhiano Pressi #33 – 3:11:24.43
Categoria Brasil
1º Tiago Wernersbach #11 – 2:57:10.68 – Honda CRF 250F
Programação*
10/3 (Sexta-feira) – Etapa 2
8h – Largada Especial – Etapa 2
Deslocamento inicial – 25,30 km
Trecho cronometrado – 182,42 km
Deslocamento final – 24,98 km
Total – 232,70 km
19h – Briefing
11/3 (Sábado) – Etapa 3
8h – Largada Especial – Etapa 3
Deslocamento inicial – 11,73 km
Trecho cronometrado – 186,74 km
Deslocamento final – 11,70 km
Total – 210,17 km 19h – Cerimônia de premiação
TOTAL PERCURSO: 706,17 km
TOTAL TRECHOS CRONOMETRADOS: 582,98 km.
* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.