Honda Racing inicia Sertões 2022 com três pilotos no Top 5 geral das motos

Honda Racing inicia Sertões 2022 com três pilotos no Top 5 geral das motos

Martin Duplessis (2º colocado), Bissinho Zavatti (3º) e Jean Azevedo (5º) são destaques da etapa de abertura entre Foz do Iguaçu e Umuarama, no Paraná

Umuarama (PR) – A equipe Honda Racing abriu a 30ª edição do Sertões com três pilotos no Top 5 geral das motocicletas. Martin Duplessis, Bissinho Zavatti e Jean Azevedo, todos com a CRF 450RX, completaram a etapa de abertura na segunda, terceira e quinta colocações, respectivamente. Zavatti ainda emplacou o melhor tempo da categoria Moto 2, enquanto Tiago Wernersbach foi o mais rápido da Brasil, para produtos nacionais, acelerando a CRF 250F. Com 366 quilômetros de percurso, sendo 173 de especiais (trechos cronometrados), a etapa inicial foi de Foz do Iguaçu a Umuarama, no Paraná.

Pela primeira temporada no Brasil, o argentino Martin Duplessis estava contando os dias para o tradicional rally. “Começou o Sertões, estava há muito tempo esperando isso. A etapa foi rápida, com muitas lombas, boa para iniciar a prova. Estou feliz porque fiz uma etapa tranquila, com cabeça, me sentindo confortável com a moto. Fui segundo na geral e todos os pilotos estão com tempos bem próximos. Temos muito mais pela frente, amanhã será outro dia, outra etapa, e focar nisso que é importante”, avalia o piloto, segundo colocado na classe Moto 1. O francês Adrien Metge foi o vencedor da etapa de abertura com 1min14seg de vantagem sobre Duplessis.

Heptacampeão e maior vencedor na geral das motos do Sertões, Jean Azevedo também teve um início consistente. Além do quinto lugar geral, ele fez o quarto melhor tempo da Moto 1. “A primeira etapa da edição histórica de 30 anos do Sertões foi rápida e curta. O trecho não foi exigente, mas já deu para a gente entender como vai ser o rally e soltar a adrenalina, ver se os equipamentos estão em ordem. A partir do segundo dia as etapas já serão mais longas, então a expectativa é enorme. A equipe está muito bem, assim como o meu equipamento, a CRF 450RX. Todo mundo muito motivado para nessas próximas duas semanas ir em busca do título”, conta o paulista de São José dos Campos.

Bissinho Zavatti foi o terceiro da geral depois de ficar a apenas dois milésimos de segundo atrás de Duplessis. O atual bicampeão da Moto 2 abriu a prova na liderança da categoria. “Nada melhor do que uma etapa curta no começo do Sertões, para sentirmos todos os ajustes no equipamento. Pude ver que a moto está 100% pronta. Fiz um bom dia, vim bem tranquilo, e consegui uma grande prova, sem erros ou penalizações. Fico muito feliz com isso e temos menos um dia de disputas pela frente, agora são 13”, lembra. O piloto é natural de Monte Alto (SP).

Depois de vencer o Super Prime, Gabriel Soares “Tomate” foi o oitavo da geral e o quarto da Moto 2 na etapa de abertura. Ele é estreante no Sertões. “Fechamos o primeiro dia, a especial foi rápida, curta e com lombas e trechos de velocidade. Gostei bastante. Ainda me falta experiência com navegação, acredito que dia após dia vou conseguir essa evolução. Estou feliz por concluir a etapa bem, inteiro, assim como a minha moto. Eu e a CRF 450RX estamos cada vez mais encaixados, ainda há muito para esse Sertões”, explica o mineiro, que veio das modalidades Enduro e Motocross.

O capixaba Tiago Wernersbach busca o bicampeonato na classe Brasil e abriu a prova na liderança da categoria para motos nacionais. “O Sertões 2022 é um rally muito grande, não é à toa que é o maior do mundo em especiais. Eu fui muito bem, não houve nada de dano na moto nem comigo. Cometi alguns errinhos, mas nada que não possa ser corrigido. Amanhã é outro dia”, conclui.

Neste domingo (28/8), a caravana do Sertões larga de Umuarama com destino a Presidente Prudente, no interior paulista. A segunda etapa é inédita e apresenta trajeto de 536 km, 303 deles de trechos cronometrados. A especial foi apontada como a mais exigente da história do Sertões no quesito navegação. Principalmente nos últimos 110 quilômetros, por conta das referências muito próximas, qualquer erro pode custar muito tempo.

Com 14 etapas, além da histórica 30ª edição, o Sertões 2022 comemora o bicentenário da independência do Brasil. A disputa será encerrada em Salinópolis (PA), depois dos pilotos percorrerem 7.202 quilômetros – sendo 4.378 de trechos contra o relógio. Além das motos, a prova possui categorias para quadriciclos, UTVs e carros.

A equipe Honda Racing de Rally é patrocinada por Pro Honda, ASW, Alpinestars, Borilli Racing, DID e Seguros Honda.

Resultados 30º Sertões (extraoficiais)

Etapa 1 (cinco primeiros)

Geral Motos
1 – Adrien Metge #1 – 02:21:41
2 – Martin Duplessis #21 – 02:22:55 – Honda CRF 450RX
3 – Bissinho Zavatti #6 – 02:22:57 – Honda CRF 450RX

4 – Ricardo Martins #4 – 02:24:09
5 – Jean Azevedo #2 – 02:25:56 – Honda CRF 450RX
8 – Gabriel Soares #19 – 02:26:37 – Honda CRF 450RX
22 – Tiago Wernersbach #9 – 02:38:41 – Honda CRF 250F

Moto 1
1 – Adrien Metge #1 – 02:21:41
2 – Martin Duplessis #21 – 02:22:55 – Honda CRF 450RX
3 – Ricardo Martins #4 – 02:24:09
4 – Jean Azevedo #2 – 02:25:56 – Honda CRF 450RX
5 – Marco Antonio Pereira #14 – 03:03:04

Moto 2
1 – Bissinho Zavatti #6 – 02:22:57 – Honda CRF 450RX

2 – Tulio Malta #5 – 02:26:00
3 – João Paulo Fornazari #10 – 02:26:15
4 – Gabriel Soares #19 – 02:26:37 – Honda CRF 450RX
5 – Tiago Fantozzi #57 – 02:35:06

Brasil
1 – Tiago Wernersbach #9 – 02:38:41 – Honda CRF 250F

2 – Adão Lemos #13 – 02:46:05 – Honda CRF 250F
3 – Marcelo Massanori #48 – 05:47:34

Confira a roteiro do Sertões 2022:

2ª etapa – 28/8 (domingo)
Umuarama (PR) a Presidente Prudente (SP)
Deslocamento inicial – 20 km
Especial – 303 km
Deslocamento final – 213 km
Total do dia: 536 km

Com direção ao Sudeste, a segunda etapa é inédita e traz estradas de fazendas com lavouras de cana. A especial é apontada como a mais exigente da história do Sertões no quesito navegação. Principalmente nos últimos 110 quilômetros, por conta das referências muito próximas, qualquer erro pode custar muito tempo.

3ª etapa – 29/8 (segunda-feira)
Presidente Prudente (SP) a Campo Grande (MS)

Deslocamento inicial – 135 km
Especial – 307 km
Deslocamento final – 344 km
Total do dia: 786 km

O cenário muda com as fazendas pecuárias e sinais de lagoas características do Pantanal. As estradas são estreitas, porém rápidas e arenosas. No deslocamento final, será permitido transportar as motocicletas nos veículos de apoio.

4ª etapa – 30/8 (terça-feira)
Campo Grande (MS) a Costa Rica (MS)

Deslocamento inicial – 64 km
Especial – 382 km
Deslocamento final – 31 km
Total do dia: 477 km

Inédita no Sertões, a especial traz várias estradas de cascalho. Será rápida no início, porém, a partir do km 50, haverá trial pesado e estradas estreitas até o km 200, local do abastecimento. O percurso continua por uma serra e, nos últimos 30 km, apresenta algumas lombas altas, o que exigirá bastante atenção.

5ª etapa – 31/8 (quarta-feira)
Costa Rica (MS) a Barra do Garças (MT)

Deslocamento inicial – 87 km
Especial – 527 km
Deslocamento final – 23 km
Total do dia: 637 km

Do Mato Grosso do Sul ao Mato Grosso, a quinta etapa traz evento promocional em Alcinópolis (MS). A especial será bastante dura, com estradas estreitas e arenosas. A cada 50 quilômetros, as características da prova irão mudar – e não haverá zonas longas de radar no extenso percurso. O preparo físico será primordial para cumprir o desgastante dia.

6ª etapa – 1/9 (quinta-feira)
Barra do Garças (MT) a São Félix do Araguaia (MT) – 1ª parte Etapa Maratona 1

Deslocamento inicial – 67 km
Especial – 523 km
Deslocamento final – 92 km
Total do dia: 682 km

Será a maior especial da história do Sertões e a parte inicial da primeira Etapa Maratona, na qual não é permitido auxílio mecânico externo aos pilotos. Longas retas, extremamente rápidas, e muitas deps (depressões causadas por poça seca) marcam o início do caminho, que fica bastante travado nos últimos 300 km. O final do dia terá muita areia, travessia de rios e uma travessia por balsa.

7ª etapa – 2/9 (sexta-feira)
São Félix do Araguaia (MT) a Palmas (TO) – 2ª parte Etapa Maratona 1

Deslocamento inicial – 13 km
Especial – 143 km
Deslocamento final – 425 km
Total do dia: 581 km

Após uma travessia de balsa pelo Rio Araguaia, os competidores descobrirão a Ilha do Bananal, local que conta com mais de 40 aldeias indígenas. É a menor especial do roteiro, mas que representa o final da primeira Etapa Maratona do Sertões 2022 – ou seja, os pilotos seguem sem contar com as equipes de apoio até o término da etapa. As características do local lembram a região do Jalapão, com piso arenoso. No deslocamento final até Palmas, será permitido transportar as motocicletas nos veículos de apoio.

Dia de descanso – 3/9 (sábado)
Palmas (TO)


O dia de descanso é obrigatório por questões de regulamentos internacionais pela quantidade de quilômetros rodados em sequência.

8ª etapa – 4/9 (domingo)
Palmas (TO) a Mateiros (TO) – 1ª parte Etapa Maratona 2

Deslocamento inicial – 98 km
Especial – 423 km
Deslocamento final – 0km
Total do dia: 521 km

Após o dia de descanso, a prova continua desafiadora com o início da segunda Etapa Maratona, que traz uma seleção das melhores trilhas da região do Jalapão. A maioria dos trechos com pontes de madeira ficou fora para evitar zonas de radar. A especial começa rápida, com piso de piçarra, mas logo em seguida vai para as areias – característica que predomina até o final. Haverá travessia do Rio Prata, muita areia e exigência na navegação.

9ª etapa – 5/9 (segunda-feira)
Mateiros (TO) a Bom Jesus (PI) – 2ª parte Etapa Maratona 2

Deslocamento inicial – 0 km
Especial – 409 km
Deslocamento final – 101km
Total do dia: 510 km

Etapa longa, que traz a parte final da segunda Etapa Maratona. O dia segue pelo mix das melhores trilhas do Jalapão, com direção ao Nordeste. Os últimos 80 km da especial são inéditos, ainda com muita areia.

10ª etapa – 6/9 (terça-Feira)
Bom Jesus (PI) a Bom Jesus (PI)

Deslocamento inicial – 0 km
Especial – 329 km
Deslocamento final – 0 km
Total do dia: 329 km

Depois de dois dias em formato Maratona, as equipes de apoio permanecem em Bom Jesus (PI), tendo mais tempo para realizar a manutenção nos equipamentos. A especial terá roteiro em laço, começando pela bela região dos Cânions do Viana, muita “quebradeira” e terreno pesado de areia. Com apenas 2 km de deslocamentos, no final do dia, a etapa será marcada por muita navegação e quase 100% de trecho cronometrado.

11ª etapa – 7/9 (quarta-feira)
Bom Jesus (PI) a Balsas (MA)

Deslocamento inicial – 57 km
Especial – 219 km
Deslocamento final – 278 km
Total do dia: 554 km

Apesar de já ter passado por Balsas em várias ocasiões, o Sertões reservou especial inédita para o trecho com direção à cidade maranhense. A especial começa com travessia de riacho e cenário de fazendas, na qual há predomínio do solo de piçarras. Haverá subida de serra, com um grande platô, onde o caminho começa a travar. Areia, muita navegação e médias velocidades também formam a especial apontada como uma das mais técnicas da edição 2022.

12ª etapa – 8/9 (quinta-feira)
Balsas (MA) a Imperatriz (MA)

Deslocamento inicial – 12 km
Especial – 156 km
Deslocamento final – 238 km
Total do dia: 406 km

A especial inédita começa rápida e dentro de pequenas lavouras de soja. Entra em trecho de serra, com muitas subidas e descidas, e segue com a mesma característica até o final.

13ª etapa – 9/9 (sexta-feira)
Imperatriz (MA) a Paragominas (PA)

Deslocamento inicial – 35 km
Especial – 358 km
Deslocamento final – 70 km
Total do dia: 463 km

Boa parte da especial será realizada em uma fazenda. O percurso será um dos mais travados do roteiro, mas dos mais bonitos também. Os primeiros 80 km sobem uma serra travada, misturando plantação de eucalipto com pastagens, e vão exigir muita navegação. Haverá deslocamentos pequenos para travessias de rodovias e pontos de altas velocidades, com passagens por vilas, até chegar no trecho mais travado do dia para acessar o Pará.

14ª etapa – 10/9 (sábado)
Paragominas (PA) a Salinópolis (PA)
Deslocamento inicial – 2 km
Especial – 126 km
Deslocamento final – 226 km
Total do dia: 354 km

Apesar de ser o último dia, a especial será “de gente grande” e mistura terreno com areia e pedra. Passa por áreas agrícolas e trechos de matas e fica bastante técnica na parte final, que é muito bonita. As equipes de apoio aguardam para comemorar no fim da especial, e todos poderão aproveitar a paisagem paradisíaca no litoral do extremo norte do Brasil.

TOTAL DO PERCURSO: 7.202 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 4.378km

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