Luís Eduardo Magalhães (BA) – As principais competições de moto no Brasil retornam oficialmente nesta semana, depois de cinco meses de paralisação por causa da pandemia do novo coronavírus. A equipe Honda Racing de Rally está pronta para disputar, a partir desta quinta-feira (27/8), o 6º Rally Jalapão, válido pela abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2020. A base do evento será na região de Luís Eduardo Magalhães (BA).
Diante de tantas mudanças e protocolos de segurança e saúde, o parque de apoio será isolado, na Fazenda Santana, e o roteiro terá como palco propriedades privadas da zona Oeste da Bahia. A prova inclui três dias de disputas, com mais de 1.000 quilômetros no total, sendo aproximadamente 700 de especiais (trechos cronometrados).
Atual campeão brasileiro de Rally Cross Country e vencedor geral das motos do Rally Jalapão 2019, Tunico Maciel está feliz e confiante em voltar a competir. “Foi um período muito difícil nos últimos meses, com toda essa situação no mundo. Consegui treinar bastante e me preparar física e mentalmente, além de acertar bem a minha moto, a CRF 450RX. Segundo a organização da prova, não vamos passar nos locais que estamos acostumados, mas será um trajeto duro, com muitas estradas de areia, trial e trechos travados”, ressalta o mineiro de Lavras, que integra a categoria Super Production.
O experiente Jean Azevedo, dez vezes campeão brasileiro da modalidade, conta que conseguiu manter a parte física e intensificou os treinos de moto a partir de junho. “Será a primeira prova do ano e com a mesma formação do nosso time, o que ajuda muito. Tudo indica que teremos bastante novidade por lá, mas queremos começar a temporada com um grande rali. Afinal, quanto mais difícil, melhor”, destaca o paulista de São José dos Campos, que também utiliza a motocicleta Honda CRF 450RX e disputa a Super Production.
Outro que vai acelerar este modelo é Gregorio Caselani. O gaúcho de Caxias do Sul (RS) está ansioso para a retomada. “A expectativa é boa, mesmo em um ano conturbado como esse, que ficamos muito tempo sem treinar e competir. O Rally Jalapão é sempre duro. Vai ter muita areia, o que será um grande treino para o Sertões. Estou contente e com muita vontade de andar de moto”, diz o piloto, também da categoria Super Production.
Representante da equipe Honda Racing na categoria Rally Brasil, destinada às motos nacionais, Bissinho Zavatti estava com saudades de competir com a CRF 250F. “Estou cheio de energia e vontade de acelerar. O Rally Jalapão é uma prova boa, muito esperada pela gente, além de ser longa e pesada. Sei que estou pronto e preparado”, finaliza o paulista de Monte Alto.
A equipe Honda Racing de Rally é patrocinada por Pro Honda, ASW, Michelin, Alpinestars, DID e Seguros Honda.
Programação* do 6º Rally Jalapão
Parque de apoio – Fazenda Santana – Região de Luís Eduardo Magalhães (BA)
Quarta-feira (26/8) – Região de Luís Eduardo Magalhães (BA)
Local – Fazenda Santana
9h às 16h – Secretaria de prova
13h às 17h – Vistoria técnica para motos, quadriciclos e UTVs
17h – Briefing equipes de apoio
18h – Briefing CBM
Quinta-feira (27/8) – 1º dia
6h30 – Largada 1ª moto no parque de apoio
20h – Briefing
Deslocamento iniciaI – 86 km
Trecho especial (cronometrado) – 300 km
Deslocamento final – 88 km
Total do dia – 474 km
Sexta-feira (28/8) – 2º dia
6h – Largada 1ª moto no parque de apoio
20h – Briefing
Deslocamento inicial – 87 km
Trecho especial (cronometrado) – 255 km
Deslocamento final – 82 km
Total do dia – 424 km
Sábado (29/8) – 3º dia
6h – Largada 1ª moto no parque de apoio
17h – Premiação
Deslocamento inicial – 82 km
Trecho especial (cronometrado) – 163 km
Deslocamento final – 88 km
Total do dia – 333 km
Total do percurso – 1.231 km
Total dos trechos cronometrados – 718 km
* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.