Disputas começam nesta quarta-feira (4), em Ubatuba (SP), e Bárbara Neves será a embaixadora da competição; Tunico Maciel e Dário Júlio também estão confirmados
Ubatuba (SP) – Depois de oito dias intensos no Sertões, maior rali das Américas, Tunico Maciel e Dário Júlio, acompanhados de Bárbara Neves, da equipe Honda Racing, partem para mais um desafio: a 37ª edição do Enduro da Independência. A tradicional prova de regularidade conta com patrocínio da Honda e inicia as disputas nesta quarta-feira (4), em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Ao todo, serão quatro dias de prova até o próximo sábado (7), Dia da Independência do Brasil, com 680 quilômetros. O roteiro também terá como cidades-sede Itajubá (MG), Caxambu (MG) e Lavras (MG), ponto de chegada.
Bicampeão do Sertões na geral das motos e na categoria Production Aberta, com o título conquistado no último domingo (1), Tunico Maciel vai encarar o Enduro da Independência 2019 – mesmo com cansaço físico depois de uma maratona de quase cinco mil quilômetros, por seis estados brasileiros. “Foram dias muito duros e desgastantes. Porém, o título do Sertões serve de motivação para a minha participação em busca de mais uma conquista”, conta o mineiro de 25 anos, natural de Lavras, destino final da competição.
Campeão em 2012, na Sênior, e vice-campeão no ano passado, na Master, Maciel tem no currículo deste ano importantes resultados no enduro de regularidade. Foi campeão no início de agosto do Ibitipoca Off Road, realizado na região de Juiz de Fora (MG), e, em janeiro, do Rally Piocerá, competição nos estados do Piauí e Ceará. “Quero continuar com esse desempenho nas provas de regularidade. Para isso, será necessário se adaptar rapidamente à moto, já que no rali utilizo a Honda CRF 450RX e, no enduro, a Honda CRF 450R”, explica um dos favoritos ao título da categoria Master.
De chefe de equipe do time de rali para piloto de enduro de regularidade. É essa a chave que Dário Júlio terá apenas dois dias para virar. “Minha preocupação é estar bem fisicamente. Tenho pouco tempo para descansar, fazer uma boa alimentação e me hidratar. Treinei bastante antes do Sertões, já que tive uma sequência de competições de regularidade. O segredo será não errar a navegação e fazer uma prova mais próxima possível das médias estipuladas pela organização. O Enduro da Independência é sempre muito exigente, mas eu gosto de provas desse tipo”, declara o atual campeão da classe Brasil, dono de seis títulos da competição – incluindo quatro na Master e um na Over 40. Neste ano, o também mineiro de Lavras vai defender o título da Brasil, com a nova CRF 250F.
Embaixadora – Quem também acelera a mesma motocicleta nacional da Honda é Bárbara Neves. Integrante da equipe Honda Racing de Enduro FIM e atual campeã na categoria Feminina do Enduro da Independência, a goiana de 19 anos recebeu um convite especial da organização. “Comecei a temporada como a primeira mulher a fazer parte da equipe oficial da Honda Brasil e agora serei a primeira mulher como embaixadora do Enduro da Independência. Conquistar tudo isso no mesmo ano é uma honra muito grande. Fico muito feliz com esse reconhecimento. É uma forma de mostrar para todas as mulheres o quanto evoluímos para ter o nosso espaço”, ressalta Bárbara.
A piloto lembra que o Enduro da Independência foi sua primeira experiência com o enduro de regularidade. “É uma prova tradicional do off-road brasileiro. Já tinha contato com o evento desde pequena, porque meu pai e muitos amigos participavam da competição. No ano passado, foi a minha estreia na modalidade e logo com uma prova de nível técnico alto e muito bacana. Consegui completar os quatro dias e conquistei o título entre as mulheres. Agora, estou mais preparada fisicamente e também com a navegação. Neste ano estarei com a CRF 250F, uma moto muito boa, o que ajuda na pilotagem e dá mais confiança”, finaliza.
A equipe Honda Racing de Enduro de Regularidade é patrocinada por Pro Honda, ASW, Michelin, DID, Alpinestars e Seguros Honda.
Programação
37ª edição do Enduro da Independência
Ubatuba (SP) a Lavras (MG)
3/9 – terça-feira
Local: Centro de Convenções – Ubatuba (SP)
12h – Abertura da secretaria de prova
19h – Briefing e largada promocional
20h – Apresentação de manobras radicais da Equipe Força & Ação
21h – Apresentação de motocross freestyle com Fred Kyrillos
4/9 – quarta-feira
1º dia – Ubatuba (SP) a Itajubá (MG) – 213 km
6h – Largada do primeiro piloto – Centro de Convenções – Ubatuba (SP)
14h – Chegada do primeiro piloto – Parque da Cidade – Itajubá (MG)
19h – Divulgação dos resultados e briefing
5/9 – quinta-feira
2º dia – Itajubá (MG) a Caxambu (MG) – 150 km
7h – Largada do primeiro piloto – Parque da Cidade – Itajubá (MG)
13h – Chegada do primeiro piloto – Praça 16 de setembro
19h – Divulgação dos resultados e briefing
6/9 – sexta-feira
3º dia – Caxambu (MG) – 162 km
7h – Largada do primeiro piloto – Praça 16 de setembro
13h – Chegada do primeiro piloto – Praça 16 de setembro
19h – Divulgação dos resultados e briefing
7/9 – sábado
4º dia – Caxambu (MG) a Lavras (MG) – 155 km
7h – Largada do primeiro piloto – Praça 16 de setembro
13h – Chegada do primeiro piloto – Lavras Shopping
18h – Divulgação dos resultados – Lavras Shopping
Total da prova: 680 km
*A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.