Bruno Crivilin e Vinicius Calafati, da Honda Racing, completam percurso técnico e desgastado em torno de Santiago de Compostela, na Espanha; Terceiro dia traz circuito inédito nesta quarta-feira (16/10)
Silleda (Espanha) – Bruno Crivilin e Vinicius Calafati, representantes brasileiros no 98° International Six Days Enduro (ISDE), completaram com sucesso o segundo dia de disputas na região da Galícia, na Espanha, nesta terça-feira (15/10). Com as motocicletas CRF 250RX, os pilotos da Honda Racing voltaram a acelerar em duas voltas pelo percurso de 125 quilômetros em torno de Santiago de Compostela, marcado por buracos e alto nível técnico.
Além de competir individualmente, a dupla representa a Seleção Brasileira na categoria E1. O time nacional também conta na E2 com Joaquim Antônio de Oliveira Neto e Patrik Capila, ocupando a 16ª posição entre os 18 participantes – Capila teve problema mecânico e não completou o dia. Quem também sofreu uma baixa importante foi a Itália, uma das favoritas, que perdeu seu grande nome, o campeão mundial Andrea Verona, saindo da disputa pelos primeiros lugares.
Com cerca de 600 competidores de 30 países e chuva constante, que ajudou a desgastar as trilhas, as passagens pelos caminhos já usados no dia anterior se tornaram ainda mais exigentes. A cada volta, os pilotos encararam três trechos cronometrados: dois Cross Testes e um Enduro Teste.
Crivilin, que faz seu sexto ISDE, com quatro medalhas de ouro no currículo, ficou com a 43ª posição do dia na classificação individual geral e ocupa a 58ª no acumulado. Na E1, entre os 64 inscritos, o capixaba ficou com o 20° lugar, subindo para 17° na geral da categoria. “O dia se tornou bastante técnico, as especiais, bastante destruídas. Infelizmente o Patrik teve esse problema que nos tirou da briga por equipes, agora vou me concentrar no individual, buscar andar mais forte e concluir a prova. Sabemos da importância de estarmos aqui, o apoio dos patrocinadores e o esforço de todos para disputarmos o Six Days”, destacou.
As condições complicadas levaram Calafati, ouro no ISDE 2021, a adotar inicialmente um ritmo mais cauteloso, para crescer na parte final do percurso. Foi o 59º na geral individual e 29° na E1. No acumulado, aparece respectivamente em 78° e 27°. “Estou feliz. Foi um dia difícil, as especiais estavam ainda mais esburacadas. Fui ganhando ritmo e, nas duas últimas especiais, consegui ganhar posições. Vou tentar ‘escalar’ a tabela dia a dia para chegar bem no final”, resumiu o paulista.
Se a competição entre nações (World Trophy) é um dos pontos altos do ISDE, a classificação individual também ocupa papel de destaque. A medalha de ouro é entregue a quem fechar participação com um tempo total no máximo 10% superior ao do vencedor da categoria. Assim sucessivamente com a prata (até 25% do tempo) e o bronze (acima de 25%).
No terceiro dos seis dias de prova, nesta quarta-feira (16/10), os pilotos farão duas voltas por um percurso diferente, com 145 km. Em cada uma, terão pela frente dois Cross Testes e um Enduro Teste.
Os pilotos da equipe Honda Racing de Enduro têm o patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, DID, NGK, Ogio, ASW e Kenda.
Resultados extraoficiais – International Six Days Enduro 2024 (três primeiros)
Silleda / Espanha
Classificação após dois dias de prova – Disputa por Seleções (World Trophy)
1 – França – 5:10’58.19
20 – Theophile Espinasse – 1:17’13
21 – Hugo Blanjoue – 1:17.46
22 – Leo Le Quere – 1:17.48
23 – Julien Roussaly – 1:18’10
2 – Espanha – 5:15’12.19
70 – Sergio Navarro – 1:19’24
71 – Jaume Betriu – 1:18’51
72 – Julio Pando – 1:20’58
73 – Josep Garcia – 1:15’58
3 – Estados Unidos – 5:15’12.61
10 – Jonathan Girroir – 1:19’42
11 – Cody Barnes – 1:19’08
12 – Josh Toth – 1:18’32
13 – Dante Oliveira – 1:18’29
16 – Brasil – 7:59’14.34
90 – Joaquim Antônio Oliveira Neto – 1:24’57
91 – Bruno Crivilin – 1:23’57 – Equipe Honda Racing Brasil
92 – Vinicius Calafati – 1:26’07 – Equipe Honda Racing Brasil
93 – Patrik Capila – 3:44’11
Classificação após dois dias de prova – Resultados individuais
Geral
1 – #73 – Josep Garcia (ESP) – 1:15’58.23
1 – #31 – Steve Holcombe (GBR) – 1:16’05.48
3 – #20 – Theophile Espinasse – 1:17’13.17
58 – #91 – Bruno Crivilin – 1:23’57.91 – Equipe Honda Racing Brasil
78 – #92 – Vinicius Calafati – 1:26’07.43– Equipe Honda Racing Brasil
Categoria E1
1 – #73 – Josep Garcia (ESP) – 1:15’58.23
2 – #20 – Theophile Espinasse – 1:17’13.17
3 – #21 – Hugo Blanjoue – 1:17.46
17 – #91 – Bruno Crivilin – 1:23’57.91 – Equipe Honda Racing Brasil
27 – #92 – Vinicius Calafati – 1:26’07.43 – Equipe Honda Racing Brasil
Dia 2 – Disputa por Seleções (World Trophy)
1 – França – 2:34’19.95
20 – Theophile Espinasse – 38’23.15
21 – Hugo Blanjoue – 38’38.08
22 – Leo Le Quere – 38’31.17
23 – Julien Roussaly – 38’46.84
2 – Espanha – 2:35’49.28
70 – Sergio Navarro – 39’12.51
71 – Jaume Betriu – 38’54.01
72 – Julio Pando – 40’14.64
73 – Josep Garcia – 37’28.12
3 – Estados Unidos – 2:37’07.85
10 – Jonathan Girroir – 39’55.53
11 – Cody Barnes – 39’27.44
12 – Josh Toth – 38’46.77
13 – Dante Oliveira – 38’58.11
16 – Brasil – 5:06’29.70
90 – Joaquim Antônio Oliveira Neto – 42’01.34
91 – Bruno Crivilin – 41’44.07 – Equipe Honda Racing Brasil
92 – Vinicius Calafati – 42’44.29 – Equipe Honda Racing Brasil
93 – Patrik Capila – não completou
Dia 2 – Resultados Individuais
Geral
1 – #31 – Steve Holcombe (GBR) – 37’26.41
2 – #73 – Josep Garcia (ESP) – 37’28.12
3 – #20 – Theophile Espinasse – 38’23.15
43 – #91 – Bruno Crivilin – 41’44.07 – Equipe Honda Racing Brasil
59 – #92 – Vinicius Calafati – 42’44.29– Equipe Honda Racing Brasil
Categoria E1
1 – #73 – Josep Garcia (ESP) – 37’28.12
2 – #20 – Theophile Espinasse – 38’23.15
3 – #15 – Grant Davis – 38’36.58
20 – #91 – Bruno Crivilin – 41’44.07 – Equipe Honda Racing Brasil
29 – #92 – Vinicius Calafati – 42’44.29 – Equipe Honda Racing Brasil