Bruno Crivilin e Vinicius Calafati são destaques brasileiros nas disputas por seleções e individuais; Tradicional evento será realizado na Espanha entre os dias 14 e 19 de outubro
Silleda (Espanha) – Bruno Crivilin e Vinicius Cafalati, da equipe Honda Racing, aceleram entre os dias 14 e 19 de outubro na 98ª edição do International Six Days Enduro (ISDE), que tem como base a cidade de Silleda, região da Galícia, Espanha. Os pilotos capixaba e paulista, respectivamente, integram a Seleção Brasileira na categoria E1 e ainda buscam medalhas nas disputas individuais. A tradicional competição do motociclismo aguarda cerca de 600 atletas de enduro vindos de 30 países de seis continentes.
A dupla da Honda Racing irá compor a Seleção Brasileira ao lado dos pilotos Patrik Capila e Joaquim Antônio Oliveira Neto, com o objetivo de superar o melhor resultado nacional – a oitava posição alcançada nos anos de 2017 e 2021. A delegação brasileira é comandada por Fernando Silvestre, chefe de equipe da Honda Racing.
Para Crivilin, que comanda a motocicleta Honda CRF 250R, esta será a sexta participação no ISDE, com direito a quatro medalhas de ouro no currículo. Dez vezes campeão brasileiro, com o título de 2024 matematicamente garantido na E1 e na Elite (geral), ele é dono de extensa experiência no Mundial de Enduro e chega à competição com motivação redobrada. “Estou confiante, temos uma Seleção muito forte. É gratificante demais poder representar o Brasil mais uma vez e levar as cores do país mundo afora. Nós nos preparamos bem, treinamos juntos e sabemos do nosso potencial. Agradeço a Honda por nos apoiar mais uma vez”, resumiu.
Também com a CRF 250R, Calafati, outro que já garantiu o título brasileiro de 2024 de forma matemática, só que da classe E2, fará sua terceira participação no ISDE. Em 2021, na Itália, conquistou o ouro, façanha que espera repetir desta vez. “As expectativas são muito boas, tenho evoluído bastante ao longo do ano e estou 100% fisicamente. Feliz por estar aqui na Espanha, é um prazer vestir as cores do Brasil. Vamos fazer de tudo para sair com o melhor resultado da história, por equipe e individualmente. As especiais são rápidas e técnicas e espero me divertir nelas”, declarou o piloto.
Seis dias de ação – Nos dois primeiros dias de prova, os pilotos farão duas voltas por um percurso de 125 quilômetros em torno de Santiago de Compostela, com três especiais cronometradas em cada uma: um Enduro Teste (ET) e dois Cross Testes (CT). No terceiro dia, vão completar duas vezes um circuito de 145 km, também com um Enduro Teste e dois Cross Testes em cada volta.
Vilatuxe-Lalin é o destino no quarto dia, com duas voltas por um percurso de 106 km. Também com um Enduro Teste e dois Cross Testes por volta, os arredores de Orense serão o palco do penúltimo dia – estão programadas duas voltas de 134 km cada uma.
Como é tradição, a prova em um circuito de motocross, montado ao lado do parque de apoio em Silleda, marcará o sexto e último dia para definir a classificação final do ISDE. Sobre o desempenho individual, a medalha de ouro é entregue a quem fechar participação com um tempo total no máximo 10% superior ao do vencedor da categoria. Assim sucessivamente com a prata (até 25% do tempo) e o bronze (acima de 25%).
Os pilotos da equipe Honda Racing de Enduro têm o patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, DID, NGK, Ogio, ASW e Kenda.