Seis pilotos representam a equipe na 34ª edição da prova mineira, neste fim de semana (3 e 4/8), de olho na vitória em três categorias; Bruno Crivilin e Bárbara Neves defendem títulos
Juiz de Fora (MG) – Chegou a hora de uma das mais tradicionais provas do motociclismo brasileiro, o Ibitipoca Off Road. Atual campeã nas categorias Elite e Feminina, a equipe Honda Racing encara o desafio com dois dias de trilhas neste fim de semana (3 e 4/8), disposta a ampliar hegemonia na 34ª edição da competição de enduro de regularidade. Para isso, contará com seis pilotos: Bruno Crivilin e Tiago Wernersbach, na Elite; Gabriel Soares “Tomate”, Alexandre Valadares “Brankim” e Dário Júlio, na Graduado; e Bárbara Neves, destaque da Feminina.
Vencedor da edição 2023 na Elite, Crivilin volta a mostrar seu talento e versatilidade. O capixaba, especialista nas provas de enduro contra o relógio (10 vezes campeão brasileiro), se adapta rapidamente à missão de cumprir à risca a média horária prevista na planilha.
Também do Espírito Santo, Wernersbach, tricampeão brasileiro de Rally Raid na categoria Brasil, é mais um que já se sente à vontade no enduro de regularidade, como confirma a terceira posição da classe Elite no último Cerapió, em janeiro.
Chefe da equipe Honda Racing de Rally, o mineiro Dário Júlio volta a pilotar na modalidade em que se tornou um dos grandes nomes do país, com vitórias no próprio Ibitipoca Off Road. Soares é o atual campeão brasileiro de rally raid da categoria Moto 2 e encara a prova pela segunda vez, como parte de sua preparação para o Sertões 2024, no final do mês.
Ele também é mineiro, bem como Brankim, tricampeão brasileiro de enduro na classe E4, que faz este ano suas primeiras participações no enduro de regularidade. Já a goiana Bárbara Neves, com cinco títulos nacionais de enduro no currículo, vai em busca do tricampeonato entre as mulheres no Ibitipoca Off Road.
Em sua 34ª edição, a prova mineira, válida pelo Brasileiro de Enduro de Regularidade, desafia os pilotos em seu formato habitual: no sábado (3/8), eles largam de Juiz de Fora rumo a Conceição do Ibitipoca. Percorrerão 226 quilômetros, com neutralizado em Lima Duarte. No domingo (4/8), por outros caminhos, fazem o sentido oposto, com 196 km de roteiro, retornando a Juiz de Fora, onde serão conhecidos os vencedores.
Os pilotos da equipe Honda Racing são patrocinados por Pro Honda, DID, Ogio, Fly, ASW, Michelin, Kenda, NGK e Honda Seguros. Confira as expectativas para o Ibitipoca Off Road:
Bruno Crivilin (competirá com a motocicleta Honda CRF 250RX) – “É sempre bom disputar o Ibitipoca Off Road, ainda mais depois de ter vencido ano passado. Importante ter concentração e focar bem na planilha para me readaptar à modalidade. A prova é longa, com muitas horas sobre a moto, e por isso a preparação física também será fundamental. Espero navegar bem e cometer poucos erros”.
Tiago Wernersbach (Honda CRF 450RX) – “Esta é minha quarta participação no Ibitipoca Off Road, a segunda na Elite. Estou confiante, bem preparado para competir e tenho certeza de que virá um bom resultado. Além de tudo, é um treino forte para o Sertões, que já está aí”.
Dário Júlio (Honda CRF 250RX) – “É uma prova que eu gosto muito de fazer, este ano serão 550 participantes, e a competição é sempre muito técnica, disputada, com trilhas de todos os níveis. Para nossos pilotos, é uma oportunidade importante de se famliarizarem com a navegação. Estamos muito bem representados e vamos em busca do pódio para a Honda”.
Gabriel Soares, o Tomate (Honda CRF 450RX) – “Das provas de regularidade que disputei, é a única que eu ainda não venci. Falta esse título e vou em busca dele. Além disso, é sempre uma preparação importante para o Sertões, pois exige muito da navegação”.
Alexandre Valadares, o Brankim (Honda CRF 450RX) – “É uma prova diferente do que estou acostumado, mas já estou mais à vontade com a planilha. Quero lutar pela vitória na minha categoria”.
Bárbara Neves (Honda CRF 250F) – “Fui primeira nos dois últimos anos e o objetivo é vencer mais uma vez. O enduro de regularidade é uma modalidade que exige atenção, já que não é apenas pilotar, mas também ser constante na navegação. Há várias meninas inscritas, e isso me motiva ainda mais”.
Programação* 34º Ibitipoca Off Road
Locais: Juiz de Fora, Lima Duarte e Conceição do Ibitipoca – Minas Gerais
Sábado – 3/8
Juiz de Fora a Conceição do Ibitipoca (MG)
6h30 – Largada
Total 1º dia: 226 km
Domingo – 4/8
Conceição do Ibitipoca a Juiz de Fora (MG)
6h30 – Largada
Total 2º dia: 196 km
Total da prova: 422 km
* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.