Equipes e pilotos oficiais garantem 21 taças no ano, incluindo competições nacionais e conquistas internacionais do motociclismo
São Paulo (SP) – A Honda Racing Brasil ampliou a galeria de vitórias na temporada 2023. Entre taças nacionais e conquistas em competições internacionais do motociclismo, as equipes e pilotos oficiais da marca garantiram 21 títulos no ano.
No Enduro, Bruno Crivilin foi campeão latino-americano (categoria E1) e português (Elite 1), com a CRF 250RX. O capixaba competiu no Mundial da modalidade pelo quarto ano consecutivo e confirmou o sétimo lugar da classe E1. Acelerando a CRF 250F, o mineiro Alexandre Valadares “Brankim” e a goiana Bárbara Neves foram campeões brasileiros das classes E4 e EF, respectivamente.
O ano também ficará marcado por importantes conquistas no International Six Days Enduro (ISDE). Ao lado da equipe latino-americana, Bárbara Neves garantiu terceiro lugar na disputa feminina com a CRF 250F, o primeiro pódio internacional da moto de fabricação brasileira. Além disso, foi a primeira vez que um representante brasileiro foi ao pódio da prova considerada a “Copa do Mundo” da modalidade. Bruno Crivilin foi premiado com medalha de ouro no ISDE 2023.
“Foi uma temporada de grandes desafios, superações e resultados importantes. Terminamos o ano com a equipe ainda mais unida, e um grande exemplo disso foi o ISDE”, declara Fernando Silvestre, chefe da equipe Honda Racing de Enduro.
No Rally Cross Country, o argentino Martin Duplessis foi o vencedor do Campeonato Latino-Americano, tanto na classificação geral quanto na categoria Moto 1, com a CRF 450RX. O mesmo modelo de motocicleta conduziu o mineiro Gabriel Soares até o título brasileiro da classe Moto 2.
Com a CRF 250F, Tiago Wernersbach faturou o tri da categoria Brasil no Campeonato Brasileiro e no Sertões. “Foi um ano de muito trabalho e aprendizados, sem dúvidas evoluímos bastante para chegarmos ainda mais fortes em 2024”, avalia Dário Júlio Lopes, chefe da equipe Honda Racing de Rally Cross Country.
O destaque no motocross foi o oitavo título brasileiro da gaúcha Maiara Basso, utilizando novamente a CRF 250R. “Iniciamos 2023 com um time completamente novo e tivemos uma temporada repleta de desafios. Concluímos o ano com muita evolução de todos e importantes vitórias, o que nos deixa extremamente motivados para 2024”, explica o chefe da equipe Honda Racing de Motocross, Reinaldo Almeida.
Na motovelocidade nacional, a Honda investiu no trabalho de formação de pilotos, com as categorias monomarca Honda Jr Cup e Copa Pro Honda CBR 650R, presentes no SuperBike Brasil 2023. A marca contou com uma equipe satélite focada nos jovens talentos na categoria principal, a SuperBike Pro, com as motocicletas Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP – na qual o destaque foi o vice-campeão Guilherme Brito.
“Foi uma temporada emocionante desde o início. Os pilotos Honda estiveram na briga pelo título e sempre presentes no pódio”, diz Reinaldo Campos, chefe da equipe satélite Honda de Motovelocidade. A Honda Racing também marcou presença no Mundial de Superbike, com o piloto Eric Granado, único brasileiro na categoria principal do campeonato, acelerando a CBR 1000RR-R Fireblade SP.
As equipes Honda Racing Brasil são patrocinadas por Pro Honda, DID, Honda Seguros, NGK, Fox, ASW, Fly, Michelin, Pirelli e Borilli Racing.
Títulos Honda Racing Brasil 2023
1 – Campeonato Latino-Americano de Rally Cross Country – Geral – Martin Duplessis
2 – Campeonato Latino-Americano de Rally Cross Country – categoria Moto 1 – Martin Duplessis
3 – Campeonato Latino-Americano de Enduro – categoria E1 – Bruno Crivilin
4 – Campeonato Português de Enduro – categoria Elite 1 – Bruno Crivilin
5 – Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country – categoria Moto 2 – Gabriel Soares
6 – Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country – categoria Brasil – Tiago Wernersbach
7 – Campeonato Brasileiro de Enduro – categoria E4 – Alexandre Valadares “Brankim”
8 – Campeonato Brasileiro de Enduro – categoria EF – Bárbara Neves
9 – Campeonato Brasileiro de Motocross – categoria Feminina – Maiara Basso
10 – Rally Sertões – categoria Brasil – Tiago Wernersbach
11 – Rally Minas Brasil – categoria Moto 2 – Gabriel Soares
12 – Rally Minas Brasil – categoria Brasil – Tiago Wernersbach
13 – Rally RN 1500 – categoria Moto 2 – Gabriel Soares
14 – Rally RN 1500 – categoria Brasil – Tiago Wernersbach
15 – Rally Jalapão – categoria Brasil – Tiago Wernersbach
16 – Rally Piocerá – categoria Graduado – Gabriel Soares
17 – Rally Piocerá – categoria Over 40 – Dário Júlio
18 – Ibitipoca Off Road – categoria Elite – Bruno Crivilin
19 – Ibitipoca Off Road – categoria Feminina – Bárbara Neves
20 – Enduro da Independência – categoria Graduado – Gabriel Soares
21 – Enduro da Independência – categoria Feminina – Bárbara Neves