Piloto Honda alcança o segundo lugar na corrida; Copa Pro Honda CBR 650R teve pai e filho no pódio e mulher liderando a prova; Enzo Ximenes venceu a Honda Jr Cup
São Paulo (SP) – A quinta etapa do SuperBike Brasil, disputada neste domingo (2/7) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), proporcionou doses extras de emoção para pilotos e torcedores. João Carneiro, com a Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP, foi o segundo colocado na SuperBike Pro, seu melhor resultado neste ano de estreia na categoria principal. Na Copa Pro Honda CBR 650R, além da vitória do líder Juninho Moreira, teve uma mulher andando na ponta pela primeira vez e pai e filho juntos na pista e no pódio. A Honda Jr Cup foi vencida por Enzo Ximenes, que mantém a liderança.
A prova da SuperBike começou com Guilherme Brito na frente – bem como Carneiro, ele defende a equipe satélite Honda. Brito sofreu uma queda na oitava volta e então a disputa ficou entre o uruguaio Max Gerardo, o argentino Ramiro Gandola e o brasileiro João Carneiro. Na parte final da corrida, o piloto da Honda passou o argentino, suportou o ataque e garantiu o seu melhor resultado na temporada de estreia da principal categoria.
“A corrida foi muito boa. Agradeço demais ao time Honda, que trabalhou dia e noite para deixar a minha moto perfeita. Na corrida, eu larguei de quarto lugar para primeiro e fui até a primeira metade da primeira volta, quando o Gui (Guilherme Brito) me passou. Cometi alguns erros, mas mantive o ritmo. No final, foram as cinco voltas mais alucinantes da minha vida. Mantive a concentração e consegui chegar na segunda colocação, com pouquíssima diferença do primeiro. Agora vamos treinar mais ainda para a próxima etapa”, afirmou o empolgado João Carneiro. Com o desempenho, ele assume o terceiro lugar da classificação da SuperBike Pro.
Por outro lado, Guilherme Brito, em quarto lugar da tabela, sabe que tem potencial para ir além. “Não foi o final que a gente queria. A corrida vinha bem, eu estava com um ritmo muito forte. No momento que comecei a administrar, pois tinha uma vantagem boa, acabei cometendo um erro. Passei um pouco do ponto e fui ao chão”, relatou o piloto, que venceu duas corridas no ano.
O time satélite Honda de motovelocidade é patrocinado por fluidos e lubrificantes Pro Honda, Pirelli, Seguros Honda, NGK e DID Correntes.
Feitos inéditos – Além da sensação de acelerar nas curvas e retas de Interlagos, o principal circuito do país, a quinta etapa do SuperBike Brasil proporcionou muitas outras emoções aos pilotos que disputam as categorias monomarca Honda.
Na Copa Pro Honda CBR 650R, Raquel Vaz, que terminou em segundo lugar, tornou-se a primeira mulher a liderar uma corrida da categoria. Além disso, Carlos Barcelos correu ao lado do filho Bruno Pereira e, também juntos, eles subiram ao pódio.
“É gratificante para mim poder liderar a prova. Eu tentei uma estratégia no final para chegar em primeiro, mas não deu certo, mas estou contente pelo resultado. Só de ter ficado em segundo e ter feito uma boa corrida já fico feliz. Ainda mais com a torcida de Interlagos gritando o meu nome”, contou Raquel Vaz.
A emoção tomou conta de Carlos Barcelos após cruzar a linha de chegada uma posição à frente do filho Bruno Pereira. “É muito emocionante correr com ele em Interlagos, alinhar no mesmo grid. Obrigado a Honda por fazer meu coração disparar mais do que quando eu estou pilotando. É um sonho estar no grid com com ele, terminar a corrida olhando que ele está colado em mim. É uma motivação extra para seguir apaixonado pelas duas rodas”, revelou.
Barcelos tem mais uma filha nas pistas: Valentina Pereira, que disputa a Honda Jr Cup. “Se cuidem que ela é brava e odeia segundo lugar”, avisou, com bom humor. “Ela é muito dedicada, tem seriedade e está cada vez mais focada”, completou.
Vencedor da prova, Juninho Moreira assumiu a ponta na sétima volta, quando Pedro Foroni, que liderava, foi ao chão. Na relargada, ele foi ultrapassado por Raquel Vaz, mas retomou à primeira posição e manteve até a bandeirada. “Curti muito a corrida. Tive um pouco de azar nos treinos livres, mas depois consegui uma moto emprestada e fiz bons treinos classificatórios. Na corrida, contei um pouco com a sorte e venci”, afirmou o líder do campeonato.
Enzo Ximenes chegou à quarta vitória na Honda Jr Cup e ampliou a vantagem na liderança do campeonato. Ele agora tem 114 pontos. “Trabalhei bastante para essa etapa. Estou muito feliz com o meu resultado e vou treinar mais ainda para a próxima. Eu só tenho a agradecer a todos que me apoiam e a toda a equipe Honda”, afirmou.
SuperBike Brasil 2023
5ª etapa do SuperBike Brasil 2023
Local: Autódromo de Interlagos (SP)
Resultados extraoficiais (três primeiros)
Classificação após cinco etapas (três primeiros)
Categoria SuperBike Pro
1 – Max Gerardo #41 – 107 pontos
2 – Ramiro Gandola#3 – 99 pontos
3 – João Carneiro #14 – 70 pontos – Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP
4 – Guilherme Brito #44 – 68 pontos – Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP
Copa Pro Honda CBR 650R / categoria Pro
1 – Juninho Moreira #84 – 107 pontos
2 – Pedro Foroni #54 – 73 pontos
3 – Raquel Vaz #199 – 69 pontos
Copa Pro Honda CBR 650R / categoria Light
1 – Alex Fernandes #22 – 88 pontos
2 – Lucas Bessa #111 – 79 pontos
3 – Higor Vidotto #319 – 69 pontos
Copa Pro Honda CBR 650R / categoria Master
1 – Alexandre Colorado #27 – 70 pontos
2 – Chrystian Quick #377 – 61 pontos
3 – Mauricio Laranjeira #29 – 50 pontos
Honda Jr Cup (motos Honda CG 160)
1 – Enzo Ximenes #12 – 114 pontos
2 – Miguel Garcia #96 – 97 pontos
3 – Léo Marques #9 – 89 pontos
Resultados – Corridas da 5ª etapa
SuperBike / Categoria SuperBike Pro
1 – Max Gerardo #41
2 – João Carneiro #14 – Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP
3 – Ramiro Gandola #3
Copa Pro Honda CBR 650R / categoria Pro
1 – Juninho Moreira #84
2 – Raquel Vaz #199
3 – Carlos Barcelos #65
Copa Pro Honda CBR 650R / categoria Light
1 – Lucas Bessa #111
2 – Bruno Pereira #56
3 – Higor Vidotto #319
Copa Pro Honda CBR 650R / categoria Master
1 – Carlos Barcelos #65
Honda Jr Cup (motos Honda CG 160 Titan)
1 – Enzo Ximenes #12
2 – Miguel Garcia #96
3 – Guilherme Baron #146