Estreante conquista prioridade na escolha da ordem de largada e será o quinto piloto a iniciar a prova; Bissinho Zavatti, Martin Duplessis e Jean Azevedo também garantem posições privilegiadas no grid da etapa de abertura da competição
Foz do Iguaçu (PR) – Gabriel Soares “Tomate”, da equipe Honda Racing, venceu o Super Prime entre as motos da 30ª edição do Sertões na tarde desta sexta-feira (26/8), na pista montada próxima ao Marco das 3 Fronteiras, em Foz do Iguaçu (PR). Pela primeira vez no rally, considerado o maior do mundo em trechos cronometrados (especiais), o piloto mineiro garantiu prioridade no grid e escolheu largar na quinta posição na primeira etapa da prova, marcada para este sábado (27/8), com destino a Umuarama (PR).
Ele acelera a motocicleta Honda CRF 450RX, bem como os companheiros de equipe Jean Azevedo, Martin Duplessis e Bissinho Zavatti. Após ficarem entre os oito mais rápidos do prólogo, tomada de tempos realizada pela manhã, os três pilotos também ganharam o direito de disputar o Super Prime e irão largar na segunda, sexta e sétima colocações, respectivamente.
A vitória de Tomate no Super Prime foi construída após ele ser o mais rápido em todas as baterias entre os pilotos classificados, que se enfrentaram em disputas eliminatórias no formato “mano a mano”. Para ele, disputar a prova, que além dos seus 30 anos de história comemora o bicentenário da Independência do Brasil, é a realização de um sonho. “Estou muito feliz e ainda mais realizado por ter estreado com o pé direito. Agora, é manter a cabeça no lugar, porque quero muito chegar até Salinópolis. Eu vou chegar lá!”, afirma, de olho na cidade paraense onde se dará o encerramento da competição, no dia 10 de setembro.
Outro competidor da categoria Moto 2, o paulista Bissinho Zavatti chega como um dos favoritos. “Vi que estou bem preparado e agora vou focar na disputa em si, porque teremos 14 dias muito duros pela frente”, lembra o atual bicampeão da classe.
Jean Azevedo, heptacampeão e maior vencedor na geral das motos do Sertões, cumpriu a primeira meta nesta edição histórica. “O prólogo e o Super Prime são mais para soltar a adrenalina, não é hora de arriscar muito. Consegui uma posição que vai me permitir fazer uma boa largada e esse era o meu objetivo”, conta o paulista.
Quem também está motivado com a etapa de abertura da prova é o argentino Martin Duplessis, mais um integrante da categoria Moto 1. “Soltamos um pouco essa tensão que todos os pilotos têm. Estou feliz, me sinto muito bem, minha moto está boa e amanhã vamos começar com tudo”, aposta o competidor. Ele estreou na equipe Honda Racing neste ano.
Fechando a equipe vermelha na disputa do Sertões, Tiago Wernersbach, que compete com uma CRF 250F na categoria Brasil, exclusiva para motos nacionais, viu no prólogo uma oportunidade para começar a se ambientar na disputa. “Minha moto foi super bem, achei que meu tempo foi ótimo e estou pronto pra encarar esse Sertões”, resume. O capixaba confirmou o 28º lugar no prólogo e busca o bicampeonato da categoria.
Neste sábado, a primeira etapa da competição, entre Foz do Iguaçu e Umuarama, terá 366 quilômetros de percurso, sendo 173 quilômetros de especiais. A disputa será encerrada após 14 etapas, em Salinópolis (PA), depois dos pilotos percorrerem 7.202 quilômetros, sendo 4.378 de trechos contra o relógio.
A equipe Honda Racing de Rally é patrocinada por Pro Honda, ASW, Alpinestars, Borilli Racing, DID e Seguros Honda.
Resultados (extraoficiais)
Super Prime
1º – Gabriel Soares #19 – Honda CRF 450RX
2º – Adrien Metge #1
3º – Bissinho Zavatti #6 – Honda CRF 450RX
4º – Martin Duplessis #21 – Honda CRF 450RX
5º – Ricardo Martins #4
6º – Tulio Malta #5
7º – Jean Azevedo #2 – Honda CRF 450RX
8 – João Paulo Fornazari #10
Prólogo (cinco primeiros)
Geral Motos
1º – Ricardo Martins #4 – 00:03:39
2º – Bissinho Zavatti #6 – 00:03:39 – Honda CRF 450RX
3º – Gabriel Soares #19 – 00:03:43 – Honda CRF 450RX
4º – Tulio Malta #5 – 00:03:43
5º – Adrien Metge #1 – 00:03:43
6º – Jean Azevedo #2 – 00:03:45 – Honda CRF 450RX
8º – Martin Duplessis #21 – 00:03:52 – Honda CRF 450RX
28º – Tiago Wernersbach #9 – 00:04:21 – Honda CRF 250F
Moto 1
1º – Ricardo Martins #4 – 00:03:39
2º – Adrien Metge #1 – 00:03:43
3º – Jean Azevedo #2 – 00:03:45 – Honda CRF 450RX
4º – Martin Duplessis #21 – 00:03:52 – Honda CRF 450RX
5º – Marco Antonio Pereira #14 00:03:57
Moto 2
1º – Bissinho Zavatti #6 – 00:03:39 – Honda CRF 450RX
2º – Gabriel Soares #19 – 00:03:43 – Honda CRF 450RX
3º – Tulio Malta #5 – 00:03:43
4º – João Paulo Fornazari #10 – 00:03:48
5º – Richard Fliter #38 – 00:03:55
Brasil
1º – Tiago Wernersbach #9 – 00:04:21 – Honda CRF 250F
2º – Adão Lemos #13 – 00:05:00
3º – Marcelo Massanori #48 – 00:05:38
Confira o roteiro do Sertões 2022:
1ª etapa – 27/8 (sábado)
Foz do Iguaçu (PR) a Umuarama (PR)
Deslocamento inicial – 20 km
Especial – 173 km
Deslocamento final – 173 km
Total do dia: 366 km
A primeira especial será um aquecimento para o Sertões 2022, com um dos menores trechos cronometrados do roteiro. A disputa será realizada em estrada agrícola, com piso de cascalho e bem técnica. Como é característica da região, haverá várias lombas – ou seja, a atenção na pilotagem e na navegação será fundamental para evitar os perigos.
2ª etapa – 28/8 (domingo)
Umuarama (PR) a Presidente Prudente (SP)
Deslocamento inicial – 20 km
Especial – 303 km
Deslocamento final – 213 km
Total do dia: 536 km
Com direção ao Sudeste, a segunda etapa é inédita e traz estradas de fazendas com lavouras de cana. A especial é apontada como a mais exigente da história do Sertões no quesito navegação. Principalmente nos últimos 110 quilômetros, por conta das referências muito próximas, qualquer erro pode custar muito tempo.
3ª etapa – 29/8 (segunda-feira)
Presidente Prudente (SP) a Campo Grande (MS)
Deslocamento inicial – 135 km
Especial – 307 km
Deslocamento final – 344 km
Total do dia: 786 km
O cenário muda com as fazendas pecuárias e sinais de lagoas características do Pantanal. As estradas são estreitas, porém rápidas e arenosas. No deslocamento final, será permitido transportar as motocicletas nos veículos de apoio.
4ª etapa – 30/8 (terça-feira)
Campo Grande (MS) a Costa Rica (MS)
Deslocamento inicial – 64 km
Especial – 382 km
Deslocamento final – 31 km
Total do dia: 477 km
Inédita no Sertões, a especial traz várias estradas de cascalho. Será rápida no início, porém, a partir do km 50, haverá trial pesado e estradas estreitas até o km 200, local do abastecimento. O percurso continua por uma serra e, nos últimos 30 km, apresenta algumas lombas altas, o que exigirá bastante atenção.
5ª etapa – 31/8 (quarta-feira)
Costa Rica (MS) a Barra do Garças (MT)
Deslocamento inicial – 87 km
Especial – 527 km
Deslocamento final – 23 km
Total do dia: 637 km
Do Mato Grosso do Sul ao Mato Grosso, a quinta etapa traz evento promocional em Alcinópolis (MS). A especial será bastante dura, com estradas estreitas e arenosas. A cada 50 quilômetros, as características da prova irão mudar – e não haverá zonas longas de radar no extenso percurso. O preparo físico será primordial para cumprir o desgastante dia.
6ª etapa – 1/9 (quinta-feira)
Barra do Garças (MT) a São Félix do Araguaia (MT) – 1ª parte Etapa Maratona 1
Deslocamento inicial – 67 km
Especial – 523 km
Deslocamento final – 92 km
Total do dia: 682 km
Será a maior especial da história do Sertões e a parte inicial da primeira Etapa Maratona, na qual não é permitido auxílio mecânico externo aos pilotos. Longas retas, extremamente rápidas, e muitas deps (depressões causadas por poça seca) marcam o início do caminho, que fica bastante travado nos últimos 300 km. O final do dia terá muita areia, travessia de rios e uma travessia por balsa.
7ª etapa – 2/9 (sexta-feira)
São Félix do Araguaia (MT) a Palmas (TO) – 2ª parte Etapa Maratona 1
Deslocamento inicial – 13 km
Especial – 143 km
Deslocamento final – 425 km
Total do dia: 581 km
Após uma travessia de balsa pelo Rio Araguaia, os competidores descobrirão a Ilha do Bananal, local que conta com mais de 40 aldeias indígenas. É a menor especial do roteiro, mas que representa o final da primeira Etapa Maratona do Sertões 2022 – ou seja, os pilotos seguem sem contar com as equipes de apoio até o término da etapa. As características do local lembram a região do Jalapão, com piso arenoso. No deslocamento final até Palmas, será permitido transportar as motocicletas nos veículos de apoio.
Dia de descanso – 3/9 (sábado)
Palmas (TO)
O dia de descanso é obrigatório por questões de regulamentos internacionais pela quantidade de quilômetros rodados em sequência.
8ª etapa – 4/9 (domingo)
Palmas (TO) a Mateiros (TO) – 1ª parte Etapa Maratona 2
Deslocamento inicial – 98 km
Especial – 423 km
Deslocamento final – 0km
Total do dia: 521 km
Após o dia de descanso, a prova continua desafiadora com o início da segunda Etapa Maratona, que traz uma seleção das melhores trilhas da região do Jalapão. A maioria dos trechos com pontes de madeira ficou fora para evitar zonas de radar. A especial começa rápida, com piso de piçarra, mas logo em seguida vai para as areias – característica que predomina até o final. Haverá travessia do Rio Prata, muita areia e exigência na navegação.
9ª etapa – 5/9 (segunda-feira)
Mateiros (TO) a Bom Jesus (PI) – 2ª parte Etapa Maratona 2
Deslocamento inicial – 0 km
Especial – 409 km
Deslocamento final – 101km
Total do dia: 510 km
Etapa longa, que traz a parte final da segunda Etapa Maratona. O dia segue pelo mix das melhores trilhas do Jalapão, com direção ao Nordeste. Os últimos 80 km da especial são inéditos, ainda com muita areia.
10ª etapa – 6/9 (terça-Feira)
Bom Jesus (PI) a Bom Jesus (PI)
Deslocamento inicial – 0 km
Especial – 329 km
Deslocamento final – 0 km
Total do dia: 329 km
Depois de dois dias em formato Maratona, as equipes de apoio permanecem em Bom Jesus (PI), tendo mais tempo para realizar a manutenção nos equipamentos. A especial terá roteiro em laço, começando pela bela região dos Cânions do Viana, muita “quebradeira” e terreno pesado de areia. Com apenas 2 km de deslocamentos, no final do dia, a etapa será marcada por muita navegação e quase 100% de trecho cronometrado.
11ª etapa – 7/9 (quarta-feira)
Bom Jesus (PI) a Balsas (MA)
Deslocamento inicial – 57 km
Especial – 219 km
Deslocamento final – 278 km
Total do dia: 554 km
Apesar de já ter passado por Balsas em várias ocasiões, o Sertões reservou especial inédita para o trecho com direção à cidade maranhense. A especial começa com travessia de riacho e cenário de fazendas, na qual há predomínio do solo de piçarras. Haverá subida de serra, com um grande platô, onde o caminho começa a travar. Areia, muita navegação e médias velocidades também formam a especial apontada como uma das mais técnicas da edição 2022.
12ª etapa – 8/9 (quinta-feira)
Balsas (MA) a Imperatriz (MA)
Deslocamento inicial – 12 km
Especial – 156 km
Deslocamento final – 238 km
Total do dia: 406 km
A especial inédita começa rápida e dentro de pequenas lavouras de soja. Entra em trecho de serra, com muitas subidas e descidas, e segue com a mesma característica até o final.
13ª etapa – 9/9 (sexta-feira)
Imperatriz (MA) a Paragominas (PA)
Deslocamento inicial – 35 km
Especial – 358 km
Deslocamento final – 70 km
Total do dia: 463 km
Boa parte da especial será realizada em uma fazenda. O percurso será um dos mais travados do roteiro, mas dos mais bonitos também. Os primeiros 80 km sobem uma serra travada, misturando plantação de eucalipto com pastagens, e vão exigir muita navegação. Haverá deslocamentos pequenos para travessias de rodovias e pontos de altas velocidades, com passagens por vilas, até chegar no trecho mais travado do dia para acessar o Pará.
14ª etapa – 10/9 (sábado)
Paragominas (PA) a Salinópolis (PA)
Deslocamento inicial – 2 km
Especial – 126 km
Deslocamento final – 226 km
Total do dia: 354 km
Apesar de ser o último dia, a especial será “de gente grande” e mistura terreno com areia e pedra. Passa por áreas agrícolas e trechos de matas e fica bastante técnica na parte final, que é muito bonita. As equipes de apoio aguardam para comemorar no fim da especial, e todos poderão aproveitar a paisagem paradisíaca no litoral do extremo norte do Brasil.
TOTAL DO PERCURSO: 7.202 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 4.378 km