Equipe Honda Racing disputa quinta rodada do Brasileiro de Enduro em Novo Horizonte (SC)

Equipe Honda Racing disputa quinta rodada do Brasileiro de Enduro em Novo Horizonte (SC)

Pilotos Vinicius Calafati (classe E1), Rômulo Bottrel (E2), Alexandre Valadares “Brankim” (E4) e Bárbara Neves (EF) representam o time vermelho

Novo Horizonte (SC) – O próximo desafio da equipe Honda Racing será nesta semana (15 a 17/7), com a quinta rodada da temporada 2022 do Campeonato Brasileiro de Enduro, em Novo Horizonte (SC). Esta é a segunda vez que a pequena cidade do oeste catarinense recebe a competição, que tem os pilotos Vinicius Calafati (classe E1), Rômulo Bottrel (E2), Alexandre Valadares “Brankim” (E4) e Bárbara Neves (EF) como representantes do time vermelho.

A programação começa nesta sexta-feira (15/7) com um Super Prime, apresentação promocional ao público, a partir das 19h. No sábado e domingo (16 e17/7), os competidores encaram três voltas em cada dia de aproximadamente 35 quilômetros, que contam com três especiais (trechos cronometrados), sendo dois Enduro Teste e um Cross Teste, além dos deslocamentos.

Líder da Elite (geral), com 167 pontos, e da categoria E1, com 194, Vinicius Calafati comenta que a prova de Novo Horizonte será um desafio novo para ele. “Não disputei a etapa no ano passado devido a uma lesão. Desta vez, estou bem preparado e bastante evoluído tanto nos treinos quanto nas últimas provas. A região é diferente de onde a gente treina em Belo Horizonte (MG), que tem muita pedra e é mais seco. Lá vamos encontrar terreno macio, com raízes e bastante fundo. Sem falar no frio e possibilidade de chuva, que são adversidades do enduro”, explica o piloto paulista, dono de seis títulos brasileiros de enduro, que utiliza a moto CRF 250RX.

Para Rômulo Bottrel, segundo colocado da E2, com 179 pontos, e terceiro da Elite, com 134, a etapa de Novo Horizonte (SC) pode ser considerada “de casa”. Apesar de mineiro, ele mora atualmente em Guarapuava (PR), que fica a cerca de 200 quilômetros do local da competição. “Será uma prova feita em área de reflorestamento, que tem alguns trechos lisos e com pedras em pinos. Treinei muito e especificamente para esse tipo de terreno. Me sinto bem à vontade na cidade, porque já ministrei vários cursos lá. Tenho bastante amigos lá torcendo por mim e estou bem animado”, diz Bottrel. Ele acelera a CRF 450RX.

Outro piloto da equipe Honda Racing que também está pronto para o desafio é o mineiro Alexandre Valadares “Brankim”. Na ponta da classificação da classe E4, exclusiva para motos nacionais, com a CRF 250F, e com 187 pontos, ele ressalta alguns detalhes para esta prova. “A organização costuma fazer especiais grandes, o que eu acho que me favorece. Porém, a previsão é de frio demais e eu sofro com isso. Toda etapa tem suas particularidades e a gente tem que estar preparado para tudo”, comenta Brankim, que busca o bicampeonato na categoria.

Para a goiana Bárbara Neves, representante do time na EF, classe para mulheres, as diferenças no terreno e clima serão os grandes adversários da prova. “As trilhas escorregam bastante. Ano passado teve uma especial no rio e com pedras. Estou bastante animada e tenho certeza de que minha CRF 250F vai superar todos esses desafios comigo”, completa a bicampeã latino-americana e tricampeã brasileira de enduro. Ela está na vice-liderança da tabela com 150 pontos, sem considerar o descarte, aplicado após a última etapa.

A equipe Honda Racing de Enduro é patrocinada por Pro Honda, ASW, Borilli Racing, Alpinestars, DID e Seguros Honda.

Campeonato Brasileiro de Enduro 2022

5ª prova – Novo Horizonte (SC)
Data: 15 a 17/7
Base do evento: Centro Comunitário (acesso gratuito ao público)

Programação* 

15/7 (Sexta-feira)
A partir das 7h – Reconhecimento das especiais
Das 13h às 17h – Funcionamento da secretaria de prova
19h – Treinos e disputas do Super Prime 

16/7 (Sábado)
Das 8h às 10h – Condução das motos vistoriadas ao Parque Fechado 
9h30 – Briefing 
10h – Largada dos dois primeiros pilotos
16h – Previsão de chegada dos primeiros pilotos
16h20 – Condução das motos ao Parque Fechado
20h – Divulgação dos resultados oficiais do dia

17/7 (Domingo)
8h – Largada dos dois primeiros pilotos 
14h – Previsão de chegada dos primeiros pilotos
16h30 – Divulgação dos resultados oficiais e cerimônia de premiação

* Os horários são fornecidos pela organização e podem sofrer alterações.

Calendário – Brasileiro de Enduro 2022
1ª prova (1ª e 2ª etapas) – 18, 19 e 20/3 – Itapema (SC)
2ª prova (3ª e 4ª etapas) – 22, 23 e 24/4 – Patrocínio (MG)
3ª prova (5ª e 6ª etapas) – 20, 21 e 22/5 – Belo Vale (MG)
4ª prova (7ª e 8ª etapas) – 10, 11 e 12/6 – Aracruz (ES)
5ª prova (9ª e 10ª etapas) – 15,16 e 17/7 – Novo Horizonte (SC)
6ª prova (11ª e 12ª etapas) – 5, 6 e 7/8 – Farroupilha (RS)
7ª prova (13ª e 14ª etapas) – 7, 8 e 9/10 – Mairiporã (SP)

receba nossa newsletter

siga - nos