Equipe Honda Racing inicia temporada 2022 do Brasileiro de Enduro com novo time em Itapema (SC)

Equipe Honda Racing inicia temporada 2022 do Brasileiro de Enduro com novo time em Itapema (SC)

Vinicius Calafati (E1) e Bárbara Neves (EF) terão a companhia de Rômulo Bottrel (E2) e Alexandre Valadares “Brankim” (E4) no esquadrão vermelho; Bruno Crivilin também participará excepcionalmente desta prova

Itapema (SC) – A nova equipe Honda Racing de Enduro para a temporada 2022 estreia neste fim de semana (19 e 20/3) na abertura do Campeonato Brasileiro de Enduro, em Itapema (SC). Vinicius Calafati (E1) e Bárbara Neves (EF) terão como companheiros de time Rômulo Bottrel (E2) e Alexandre Valadares Brankim (E4). Bruno Crivilin, que representa o Brasil no Mundial de Enduro, também vai participar excepcionalmente desta primeira prova.

Serão dois dias de disputas em um percurso de aproximadamente 35 quilômetros, que inclui três especiais (trechos cronometrados), sendo dois Enduro Teste e um Cross Teste. Os competidores terão que fazer três voltas em cada dia. Para 2022, a equipe Honda Racing de Enduro passa a contar com Reinaldo Almeida como chefe de operações do time, além do multicampeão Felipe Zanol, que é o chefe técnico.

Atual tetracampeão brasileiro de enduro consecutivo na geral e na categoria E1, Bruno Crivilin, de 24 anos, disputará oficialmente neste ano o Mundial de Enduro e o Italiano de Enduro. Porém, o capixaba está no Brasil e vai aproveitar a oportunidade para acelerar por aqui também. “Tinha um compromisso no país e consegui conciliar com a abertura do Brasileiro. Quero rever meus amigos, ver como está o nível do campeonato e, claro, correr. Estar no Brasil é sempre muito bom e gosto demais de competir aqui. Estou ansioso pela corrida e bem preparado”, conta Crivilin, que acelera a moto CRF 250RX na categoria E1. É o mesmo modelo que ele utiliza lá fora e com o qual alcançou a sexta colocação na classe no Mundial em 2021, melhor resultado de um brasileiro na competição.

Quem também tem o desafio de encarar a E1 é Vinicius Calafati. Atual bicampeão brasileiro de enduro da E2 e vice-campeão na geral em 2021, o paulista está feliz e empolgado em mais uma temporada com a Honda Racing. “Neste ano, meu desafio será diferente, porque vou andar com a CRF 250RX. Desde que comecei minha carreira no enduro, sempre utilizei motos maiores. Tenho evoluído bastante nos últimos anos e estou muito confiante com a moto. Fiz uma pré-temporada muito boa e tenho me destacado nos treinos”, ressalta Calafati.

Representante na E2, com a CRF 450RX, o experiente Rômulo Bottrel, 31 anos, está de volta ao time Honda. O mineiro residente no Paraná conta os minutos para essa reestreia. “Estou bem animado, feliz com a minha moto e muito ansioso para acelerar. Já fiz vários acertos junto com a equipe e consegui deixá-la bem ajustada ao meu estilo. A prova de Itapema costuma ser neutra e todos os pilotos devem andar bem. Não é uma competição que favorece um único tipo de pilotagem. As especiais costumam ser legais e a organização sempre capricha nos percursos”, comenta o piloto, dono de cinco títulos brasileiros de enduro.

Recém-chegado ao time Honda Racing, mas com o título de atual campeão da E4, Alexandre Valadares “Brankim” terá a missão de defender o posto na categoria exclusiva para motos nacionais com CRF 250F. “As expectativas são as melhores. Estou muito confiante para essa primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro. Acertamos a moto e está tudo do jeito que eu gosto. Está sendo surreal fazer parte do time oficial da Honda e eu vou tentar retribuir essa oportunidade com vitórias”, ressalta o mineiro de 30 anos.

Para completar esse esquadrão de campeões, Bárbara Neves continua na categoria EF, destinada às mulheres, com a CRF 250F. “Estou bastante animada para a abertura do Brasileiro de Enduro, em Itapema. Essa prova é bem diferente do tipo de terreno que estou acostumada a treinar, já que não tem tantas pedras, o piso escorrega um pouco e com trechos de alta. Será mais uma vez um grande desafio, no qual estou preparada, principalmente porque neste ano a classe feminina terá disputas em todas as etapas”, finaliza a goiana de 21 anos, bicampeã latino-americana e tricampeã brasileira de enduro.

A equipe Honda Racing de Enduro é patrocinada por Pro Honda, ASW, Borilli Racing, Alpinestars, DID e Seguros Honda.

Campeonato Brasileiro de Enduro 2022

1ª prova – Itapema (SC)
Data: 18, 19 e 20 de março
Base do evento: CTG Tropeiros do Litoral (acesso gratuito ao público)

Programação*  

18/3 (Sexta-feira)
A partir das 7h – Reconhecimento das especiais
Das 13h às 17h – Funcionamento da secretaria de prova, produção de fotos oficiais dos pilotos e vistorias para as categorias E1, E2, E3, EJ e E4 e motos do Super Prime
A partir das 19h – Treinos do Super Prime, show de Wheeling (manobras radicais), disputa do Super Prime, premiação do Super Prime e entrega de medalhas do Six Days 2021. Local: Praça da Paz

19/3 (Sábado)
Das 7h às 10h – Condução das motos vistoriadas ao Parque Fechado 
7h30 – Briefing categorias Infantil, Cadete, Juvenil e Feminina Kids
8h – Largada das categorias Infantil, Cadete, Juvenil e Feminina Kids
9h30 – Briefing das demais categorias 
10h – Largada dos dois primeiros pilotos das demais categorias
16h – Pre-finish
16h20 – Condução das motos ao Parque Fechado
20h – Divulgação dos resultados oficiais do dia

20/3 (Domingo)
7h30 – Largada das categorias Infantil, Cadete, Juvenil e Feminina Kids
8h – Largada dos dois primeiros pilotos das demais categorias
14h – Condução das motos ao Parque Fechado
16h30 – Divulgação dos resultados oficiais do dia

* Os horários são fornecidos pela organização e podem sofrer alterações.

Calendário – Brasileiro de Enduro 2022
1ª prova (1ª e 2ª etapas) – 18, 19 e 20/3 – Itapema (SC)
2ª prova (3ª e 4ª etapas) – 22, 23 e 24/4 – Patrocínio (MG)
3ª prova (5ª e 6ª etapas) – 20, 21 e 22/5 – Belo Vale (MG)
4ª prova (7ª e 8ª etapas) – 10, 11 e 12/6 – Aracruz (ES)
5ª prova (9ª e 10ª etapas) – 15,16 e 17/7 – Novo Horizonte (SC)
6ª prova (11ª e 12ª etapas) – 5, 6 e 7/8 – Farroupilha (RS)
7ª prova (13ª e 14ª etapas) – 7, 8 e 9/10 – Mairiporã (SP)

receba nossa newsletter

siga - nos