Com estrutura de ponta, equipe Honda Racing acelera de olho no pentacampeonato das motocicletas
Campo Grande (MS) – A equipe Honda Racing já está em Campo Grande (MS) para o início da 27ª edição do Sertões. A competição, considerada um dos maiores ralis do mundo, começa neste sábado (24) na capital sul-mato-grossense e vai até 1º de setembro, quando chega em Aquiraz (CE). Os competidores percorrerão 4.887 quilômetros em oito dias de disputa, sendo 2.858 de especiais (trechos cronometrados). O roteiro de 2019 inclui seis estados: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Piauí e Ceará. Ao todos estão inscritos 187 veículos, divididos em 66 motos, 60 carros, 55 UTVs e seis quadriciclos.
Atual tetracampeã nas motos, a equipe Honda Racing mantém o mesmo time da última edição, com o mineiro Tunico Maciel, vencedor em 2018 na geral das motos e na categoria Production Aberta. Destaque também para o paulista Jean Azevedo, dono de sete títulos da competição, e o gaúcho Gregorio Caselani, bicampeão brasileiro de Rally Cross Country e campeão do Sertões em 2016. Os três utilizam a motocicletas CRF 450RX. Para completar o esquadrão, o também paulista Bissinho Zavatti, tetracampeão do Sertões na categoria Brasil, com a CRF 230F, tem a missão de conduzir pela primeira vez na prova o novo modelo off-road de fabricação nacional da Honda, a CRF 250F.
Os quatro dias que antecedem a largada são muito intensos. “É necessário posicionar nosso motorhome, caminhão, montar toda a estrutura, fazer todos os procedimentos de vistorias técnicas e administrativas, participar dos briefings obrigatórios, coletivas de imprensa e das ações de relacionamento com patrocinadores”, enumera Dário Júlio, chefe da equipe Honda Racing há sete anos.
Neste ano, com a largada inédita em Campo Grande, serão três diferentes bases do evento: o Novotel, onde acontecem a coletiva de imprensa e briefings; a Feira Central, local da Vila Sertões, na qual estão situados os boxes das equipes; e a Praça do Papa, endereço da Arena Sertões, que recebe todas as atividades e atrações deste sábado (24), como Prólogo, Super Prime, show de motocross freestyle com o piloto Honda Fred Kyrillos e muito mais. “Organizar toda essa logística é um desafio e tanto, já que temos muitos compromissos para pouco tempo. Mas esse é o espírito do Sertões e a gente já entra no clima desde quando pisa na cidade da largada”, ressalta Dário Júlio.
Para encarar esse grande evento, só mesmo com uma enorme estrutura, como a da Honda Racing. A equipe conta com 16 pessoas, sendo quatro pilotos, um chefe de equipe, quatro mecânicos, um cozinheiro, dois motoristas, três apoios e uma assessora de imprensa. Além do motorhome e do caminhão, o time tem mais dois carros de apoio, que fazem o abastecimento e acompanham a competição das trilhas.
Outros números da Honda no Sertões que impressionam são: 250 kg de alimentos; 700 litros de água pra consumo da equipe; 2.500 litros de gasolina para as motos; 8.000 litros de diesel para os caminhões e carros de apoio e 250 peças de uniformes para todos os integrantes da equipe. “É uma grande responsabilidade administrar todos esses números, mas a satisfação quando a prova acaba e os nossos pilotos terminam como campeões compensa todo o trabalho e esforço”, finaliza Dário Júlio.
A equipe Honda Racing de Rally Cross Country é patrocinada por Pro Honda, ASW, Michelin, DID e Seguros Honda.
Confira os números da equipe Honda Racing no Rally dos Sertões 2019:
16
pessoas total da equipe
1 caminhão
1 motorhome
2 carros de apoio
250 kg de alimentos
700 litros de água pra consumo da equipe
2.500 litros de gasolina para as motos
8.000 litros de diesel para os caminhões e carros de apoio
56 pneus para as motos
250 peças de uniformes para todos os integrantes da equipe
Programação e o roteiro completo do Sertões 2019*:
23/8 – Sexta-feira – Campo
Grande (MS)
9h – Abertura da Vila Sertões ao público
10h às
14h – Vistoria técnica
Local: Feira Central de Campo Grande – Rua 14 de
julho, 3.351 – Centro
12h – Coletiva de imprensa
Local: Novotel – Av. Mato Grosso, 5.555 – Carandá Bosque
13h – Carreata oficial
16h às 17h
– Briefing primeiros socorros
17h às 18h
– Briefing motos, quadriciclos e UTVs
18h30 – Coletiva de imprensa Honda Racing 10 na carreta da equipe
19h às 20h
– Briefing equipes de apoio
Local: Feira Central de Campo Grande – Rua 14 de julho, 3.351 – Centro
24/8
– Sábado
– Campo Grande (MS)
7h – Abertura da Arena Sertões –
Local: Praça do Papa – Av. Alfredo
Scaff, s/n
8h às
12h – Prólogo (tomada de tempo)
18h às 18h30 – Show de motocross freestyle com Fred Kyrillos,
piloto Honda
18h30
às 20h30
– Super Prime – oito mais rápidos em formato mata-mata
20h30às 21h – Cerimônia de abertura
21h às 22h30 – Show de encerramento
25/8
– Domingo
1ª etapa – Campo Grande (MS) a Costa Rica (MS)
Deslocamento inicial – 20 km
Especial (Cronometrado) – 437 km
Deslocamento final – 30 km
Total do dia – 487 km
A primeira especial, considerada bem completa, terá piso que os competidores conseguirão desenvolver velocidade média alta. A prova começará seguindo um trilho de trem, trecho bem estreito, que exigirá atenção para não escorregar. Será um dia com nível técnico razoável, piso mais arenoso, mas bom para acelerar.
26/8 – Segunda-feira
2ª etapa – Costa Rica (MS) a Barra do Garças (MT)
Deslocamento inicial – 90 km
Especial (Cronometrado) – 533 km
Deslocamento final – 21 km
Total do dia – 644 km
No segundo dia, a caravana do Sertões entra no estado do Mato Grosso, com uma especial bastante longa, com trechos de serra, areia, cascalho, travessia de rios e retas, nas quais será possível alcançar uma velocidade de 180 km/h. Lombas de curva de nível caracterizarão bem os 200 primeiros quilômetros da etapa. Daí para frente o ritmo de prova mudará e terá zonas de radar nas áreas de pontes.
27/8 – Terça-feira
3ª etapa – Barra do Garças (MT) a São Miguel do Araguaia (GO)
Deslocamento inicial – 111 km
Especial (Cronometrado) – 403 km
Deslocamento final – 250 km
Total do dia – 764 km
A especial começará rápida e terá como marca principal as depressões de poças secas (DEPS), obstáculos durante a pilotagem. O trajeto, que tem como destino final o Estado de Goiás, incluirá algumas pontes, com vão central, que exigirão cuidados nas passagens e atenção na navegação. Grandes retas também estarão no caminho nesse terceiro dia de competição.
28/8 – Quarta-feira
4ª etapa – São Miguel do Araguaia (GO) a Porto Nacional (TO)
Deslocamento inicial – 69 km|
Especial (Cronometrado) – 275 km
Deslocamento final – 226 km
Total do dia – 570 km
O quarto dia entrará no Tocantins e será de preparação para a etapa Maratona, na qual os competidores não poderão ter ajuda da equipe na manutenção dos veículos. Será uma especial do início ao fim bem prazerosa, com cascalho, piçarras, gostosa de acelerar e bem técnica. O percurso incluirá estradas de fazendas, algumas mais estreitas, mas sem grandes dificuldades.
29/8 – Quinta-feira
5ª etapa – Porto Nacional (TO) a São Félix do Tocantins (TO) –
Maratona
Deslocamento inicial – 142 km
Especial (Cronometrado) – 330 km
Deslocamento final – 3 km
Total do dia – 475 km
A primeira parte da etapa Maratona será com um visual bem bonito do Jalapão, região marcante na história do Sertões. Porém, o desafio estará no piso de muita “quebradeira”, com erosões e pedras, mais abrasivo do que nos dias anteriores. Haverá passagens em rios, grandes retas com areia pesada e terra batida. A atenção deverá estar na mudança de cores no piso e também na hidratação.
30/8 – Sexta-feira
6ª etapa – São Félix do Tocantins (TO) a Bom Jesus (PI) –
Maratona
Deslocamento inicial – 0 km
Especial (Cronometrado) – 535 km
Deslocamento final – 2 km
Total do dia – 537 km
O dia da última parte da etapa Maratona ficará marcado pela maior especial da história do Sertões, em 27 anos. Será o trecho mais importante da edição, com muita areia, grandes retas, poucas sombras, descidas de serras, bem árido, com todos os tipos de pisos. Destaque para a paisagem durante a passagem pelos cânions de Bom Jesus, no Piauí.
31/8
– Sábado
7ª etapa – Bom Jesus (PI) a Crateús (CE)
Deslocamento inicial – 2 km
Especial (Cronometrado) – 325 km
Deslocamento final – 628 km
Total do dia – 955 km
Depois de seis dias muito intensos nas especiais, o Sertões 2019 começará a diminuir forte o ritmo nos trechos cronometrados. Porém, será a etapa mais longa da edição em quilometragem, com um deslocamento final de 617 km – um desafio extra para todos os pilotos, que terão que controlar o sono e o cansaço antes da chegada no penúltimo destino, em Crateús (CE).
1/9
– Domingo
8ª etapa – Crateús (CE) – Aquiraz (CE)
Deslocamento inicial – 428 km
Especial (Cronometrado) – 18 km
Deslocamento final – 6 km
Total do dia – 452 km
O dia iniciará com um deslocamento direto para a
especial de 30 km nas dunas de Aquiraz (CE). Será um circuito de 10 km, com
três voltas nas areias, uma dinâmica bem diferente das demais especiais. A
largada será em linha e a chegada, no Beach Park, famoso parque aquático da
região.
Total de especiais – 2.858 km
Total da prova – 4.887 km*As informações são fornecidas pela organização do evento e estão sujeitas a alterações após a conferência final do roteiro.