Rally dos Amigos - Maurício Pena Rocha vence categoria para UTVs
Piloto é o mais rápido da prova, válida como etapa final do Brasileiro de Rally Baja; Também a bordo do Can-Am Maverick X3, irmãos Rodrigo e Bruno Varela, campeão e vice da temporada, respectivamente, comemoram dobradinha
Publicada em 8/12/2018.

Barra Bonita (SP) - O mineiro Maurício Pena Rocha venceu a categoria para UTVs do 21º Rally dos Amigos, realizado neste sábado (8) em Barra Bonita (SP). A prova, válida pela 15ª e última etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Baja 2018, também foi marcada pela conquista do vice-campeonato da temporada pelo paulista Bruno Varela. Ele garantiu, pelo segundo ano seguido, uma dobradinha para a conhecida “Família da Poeira” no topo da tabela, já que seu irmão Rodrigo Varela já havia garantido o título brasileiro dos UTVs na etapa anterior. Todos os competidores aceleram o Can-Am Maverick X3, modelo pilotado pelos dez primeiros colocados do Rally dos Amigos, competição patrocinada pela Can-Am.

“Foi uma corrida muito rápida e bastante técnica, com diversos pulos e cotovelos. Comecei a especial (trecho cronometrado) em um ritmo mais devagar, cometi alguns erros, mas depois entrei na prova, me concentrei, e dei um gás total. Foi um resultado muito bom”, afirmou Pena Rocha, que compete pela equipe Quadrijet Racing.

Para o mineiro, o ótimo desempenho do Can-Am Maverick X3 foi fundamental para que ele pudesse conquistar a vitória, alcançada com apenas 28 segundos de diferença sobre o segundo colocado. “O UTV é perfeito, terminou a prova do jeito que começou. Eu não terei que fazer nada, apenas lavar e já está pronto para a próxima corrida. É uma coisa impressionante, um carro fenomenal. Estou muito satisfeito com a marca”, afirmou.

Campeão do Brasileiro de Rally Baja em 2017, Bruno Varela garantiu o vice em 2018, alternando as posições com seu irmão Rodrigo em relação à temporada passada, quando levou a melhor na disputa caseira.

“Conseguimos esta segunda dobradinha seguida e o tetracampeonato da ‘Família da Poeira’ entre os UTVs no Brasileiro de Rally Baja. Estou muito satisfeito”, disse Bruno, lembrando que desde 2015 o troféu é conquistado pelos irmãos Varela. Além de sua conquista em 2017 e de Rodrigo em 2015 e 2018, Gabriel Varela triunfou em 2016.

Bruno endossou os elogios ao Can-Am Maverick X3. “O veículo foi perfeito em todas as etapas do Brasileiro, não nos deixou na mão em nenhuma prova durante o ano”, frisou. O Rally dos Amigos teve percurso total de 179,49 quilômetros, sendo 134,14 deles de especiais. A disputa foi realizada em plantações de eucaliptos e contou com diversos obstáculos naturais.

Agora, Bruno Varela e seu pai, Reinaldo - que não disputou a prova deste sábado -, se preparam para a disputa do Rally Dakar. O desafio mais duro do calendário off-road será realizado entre os dias 6 e 17 de janeiro de 2019, no Peru. Reinaldo Varela fará novamente parceria com o navegador Gustavo Gugelmin a bordo do Can-Am Maverick X3, reeditando a dupla campeã entre os UTVs em 2018. Eles defenderão a equipe Monster Energy/Can-Am na competição.

Rally dos Amigos (15ª e última etapa do Brasileiro de Rally Baja 2018)
Classificação final - Categoria UTVs


1 - #105 - MAURÍCIO PENA ROCHA - 1:36:45 - Can-Am Maverick X3
2 - #102 - BRUNO VARELA - 1:37:14 - Can-Am Maverick X3
3 - #104 - ANDRÉ HORT - 1:37:43 - Can-Am Maverick X3
4 - #110 - EDU PIANO - 1:37:46 - Can-Am Maverick X3
5 - #129 - MARCOS COTTON/EDUARDO COSTA - 1:39:50 - Can-Am Maverick X3
6 - #108 - GABRIEL CESTARI - 1:40:07 - Can-Am Maverick X3 XRS
7 - #112 - LUCIANO JOSÉ DOS REIS - 1:40:38 - Can-Am Maverick X3
8 - #107 - RICARDO GALLI - 1:41:41 - Can-Am Maverick
9 - #124 - JOSÉ LUIZ CAMATA - 1:42:14 - Can-Am Maverick
10 - #115 - VALDIR DO AMARAL/JOSÉ DE ALMEIDA - 1:42:24 - Can-Am Maverick

Sobre a BRP - A BRP (TSX: DOO) é líder global em design, desenvolvimento, fabricação, distribuição e comercialização de veículos de propulsão e sistemas de propulsão. O seu portfólio inclui motos de neve Ski-Doo e Lynx, embarcações Sea-Doo, veículos Can-Am off-road e Spyder, sistemas de propulsão marítima Evinrude e Rotax, bem como motores Rotax para karts, motocicletas e aeronaves recreativas. A BRP suporta sua linha de produtos com um negócio de peças, acessóios e roupas dedicados. Com vendas anuais de CA $ 4,2 bilhões em mais de 100 países, a BRP emprega aproximadamente 8 700 pessoas em todo o mundo.

www.brp.com


@BRPnews

Ski-Doo, Lynx, Sea-Doo, Evinrude, Rotax, Can-Am, Spyder e o logotipo da BRP são marcas comerciais da Bombardier Recreational Products Inc. ou de suas afiliadas. Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos proprietários.


Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin com o Can-Am Maverick C3, em ação no Rally Dakar 2019
Crédito: Vinicius Branca/photosdakar.com

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin com o Can-Am Maverick C3, em ação no Rally Dakar 2019
Crédito: Vinicius Branca/photosdakar.com