Enduro da Independência - Dário Júlio conquista sexto título na prova
Piloto da Honda Racing é campeão da categoria Brasil com a moto CRF 230F; Após duelo equilibradíssimo, Tunico Maciel confirma vice-campeonato
Publicada em 8/9/2018.

Itajubá (MG) - O Enduro da Independência celebrou os campeões da 36ª edição neste sábado (8), em Itajubá. A prova mais tradicional de enduro de regularidade foi formada por quatro dias de disputas e 650 quilômetros percorridos nas trilhas da Serra da Mantiqueira e da região Sul de Minas Gerais. Com quatro títulos na categoria Master e um na Over 40, o mineiro Dário Júlio Lopes, da equipe Honda Racing, conquistou mais uma taça para a sua galeria - desta vez pela classe Brasil, com a moto CRF 230F.

Na Master, o mineiro Tunico Maciel alcançou o vice-campeonato depois de três dias de empate e duelo de alto nível técnico com Jomar Grecco. O capixaba é o atual campeão brasileiro de enduro de regularidade e confirmou o título da categoria nos momentos finais, com apenas seis pontos de vantagem na tabela.

O Enduro da Independência foi um duro teste para pilotos e equipamentos. Desde o primeiro dia, a prova impôs muitas dificuldades e médias justas aos competidores, além de visuais belíssimos. O roteiro trouxe trilhas fechadas e estradas de terra em terreno acidentado, com passagens por rios e mata-burros e pedra para todos os gostos - desde as mais soltas até grandes degraus e paredões.

O experiente Dário Júlio foi absoluto na prova, com vitórias em todos os dias disputados. “Foram quatro dias perfeitos, sem qualquer erro ou problema nas trilhas. A prova foi ótima desde o início, com muita qualidade no roteiro e nas planilhas. Estou muito feliz com o desempenho. O Enduro da Independência é especial para mim, já que comecei no motociclismo sonhando em ser campeão desta prova”, contou.

O mineiro de Lavras destacou a Honda CRF 230F como grande aliada. “A moto foi perfeita. Conquistei os quatro títulos da categoria Master com esse mesmo modelo de motocicleta, além de outras conquistas importantes, como os quatro títulos brasileiros de enduro de regularidade (três na Master e um na Over 40). A Honda CRF 230F é minha grande parceira e foi ótimo estar novamente no Enduro da Independência com a motocicleta”, acrescentou.

Atual campeão do Rally dos Sertões, o lavrense Tunico Maciel vive grande fase na carreira e foi outro destaque do Enduro da Independência. “Batalhei até o final e o duelo com o Jomar Grecco valorizou bastante a prova, já que a disputa foi muito limpa e bonita. Fiquei bem feliz em estar de volta ao enduro de regularidade e ano que vem tem mais”, declarou o piloto, que acelera a motocicleta Honda CRF 450RX.

A equipe Honda Racing também contou com o piloto Gabriel Soares, o Tomate, estreante na modalidade. Mesmo assim, o jovem talento fechou as disputas em quinto lugar da categoria Master. A prova patrocinada pela Honda teve início em Lavras (MG), na última quarta-feira (5). A equipe Honda Racing de Enduro de Regularidade conta com o patrocínio de Honda, Michelin, D.I.D e Mobil.


Gabriel Soares, o Tomate, piloto da equipe Honda Racing de Enduro FIM, durante a sexta e última etapa da Copa EFX Brasil, em Mauá (SP)
Crédito: Renato Fernandes/Mundo Press

Júlio Ferreira, piloto da equipe Honda Racing de Enduro FIM, durante a sexta e última etapa da Copa EFX Brasil, em Mauá (SP)
Crédito: Renato Fernandes/Mundo Press