Rally Dakar – Brasileiros são campeões dos UTVs com o Can-Am Maverick X3
Após 14 etapas e mais de oito mil quilômetros percorridos, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin confirmam o título em Córdoba, na Argentina
Publicada em 20/1/2018.

Córdoba (Argentina) – Os brasileiros Reinaldo Varela e o navegador Gustavo Gugelmin são os campeões da categoria para UTVs no 40º Rally Dakar. A dupla conquistou o título neste sábado (20), em Córdoba, Argentina, após 14 etapas e mais de oito mil quilômetros de desafios a bordo do UTV Can-Am Maverick X3. O veículo também fez história, pois logo em sua estreia no maior rali do mundo foi o grande destaque entre os UTVs turbinados, que compuseram o grid da prova pela primeira vez.

A dupla brasileira apresentou consistência desde o início da prova. Venceu cinco etapas, recorde entre os UTVs, incluindo os dois dias de disputas em formato maratona – nos quais os competidores rodaram mais de mil quilômetros sem apoio mecânico externo. O Can-Am Maverick X3 fez valer o alto desempenho em seu DNA e a excelente relação entre peso e potência, que garantiram resistência e confiabilidade para transpor os obstáculos mais extremos no ambiente off-road.

“Estou muito emocionado”, disse o experiente piloto Varela. “Dedico o título a minha família, que está sempre ao meu lado, ao navegador Gustavo Gugelmin, responsável por uma navegação perfeita, e para a equipe South Racing Can-Am/Divino Fogão, que proporcionou o melhor UTV e a melhor estrutura possíveis. O Can-Am Maverick X3, mais uma vez, mostrou que está pronto para qualquer situação”, continuou.

O título do Rally Dakar é inédito na vitoriosa carreira de Varela. Entre os carros, ele é bicampeão mundial da modalidade (classe T2) e conquistou duas taças no Rally dos Sertões. Seu currículo inclui mais de 360 provas off-road disputadas – apenas no Rally Dakar, foram sete participações.

O catarinense Gugelmin, que cumpriu a sua terceira participação no Rally Dakar, possui 19 anos de experiência nas competições off-road. “O título no Rally Dakar é um sonho realizado”, afirmou o navegador. “Foi muito difícil chegar até aqui, agora estou muito feliz e tranquilo, com a sensação de dever cumprido. O Brasil está no topo do mundo e espero que essa conquista traga mais apaixonados para o esporte”, concluiu Gugelmin.

A Can-Am também foi a grande vencedora entre os quadriciclos da G3.2 2. O polonês Kamil Wisniewski conquistou o título da classe, seguido pelos argentinos Daniel Mazzucco, Martin Sarquiz e Pablo Novara. Todos os competidores aceleraram o quadriciclo Can-Am Renegade. O 40º Rally Dakar teve início do dia 6 de janeiro em Lima, no Peru, antes de passar pelos caminhos da Bolívia. A prova ainda incluiu categorias para motocicletas, carros e caminhões.

Rally Dakar – Resultados categoria UTVs (extra-oficiais)

Resultados finais após 14 etapas
1 - REINALDO VARELA / GUSTAVO GUGELMIN (BRA) – 72H 44' 06'' – Can-Am Maverick X3
2 – PATRICE GARROUSTE (FRA) / STEVEN GRIENER (CHE) – 73H 41' 43''
3 – JOSE LUIS PENA CAMPO/RAFAEL TORNABELL CORDOBA (ESP) – 82H 57' 26''
4 – CLAUDE FOURNIER (FRA) / SZYMON GOSPODARCZYK (POL) – 82H 53' 31''

Rally Dakar – Resultados categoria Quadriciclos/ Classe G3.2 2 (extra-oficiais)

Resultados finais após 14 etapas
1 – KAMIL WISNIEWSKI (POL) – 64H 49' 56'' – Can-Am Renegade
2 – DANIEL MAZZUCCO (ARG) – 66H 22' 16'' – Can-Am Renegade 
3 – MARTIN SARQUIZ (ARG) – 77H 56' 08'' – Can-Am Renegade
4 – PABLO LUIS NOVARA (ARG) – 79H 06' 57'' – Can-Am Renegade

Sobre a BRP – A BRP (TSX: DOO) é líder global no design, desenvolvimento, fabricação, distribuição e marketing de veículos powersports e sistemas de propulsão. Seu portfólio inclui os veículos para neve Ski-Doo e Lynx, as motos aquáticas Sea-Doo, os veículos off-road e roadsters Spyder da Can-Am e os sistemas de propulsão marítima Evinrude e Rotax, bem como os motores Rotax para karts, motocicletas e aeronaves recreativas. A BRP dá suporte a sua linha de produtos com peças, acessórios e vestuário. Com renda anual de CA$ 4,2 bilhões em mais de 100 países, a empresa conta com aproximadamente 8.700 colaboradores em todo o mundo.

www.brp.com
@BRPNews


Rodrigo Varela lidera os UTVs do Brasileiro de Rally Baja 2018 com o Can-Am Maverick X3
Crédito: Luciano Santos/DFotos/Mundo Press

Cristiano Batista acelera no Brasileiro de Rally Baja 2018 com o Can-Am Maverick X3
Crédito: Luciano Santos/DFotos/Mundo Press