Brasileiros prontos para a largada do Rally Dakar 2018
Em Lima, Peru, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin encaram a primeira etapa neste sábado (6) a bordo do UTV Can-Am Maverick X3
Publicada em 5/1/2018.

Lima (Peru) – Está aberta a contagem regressiva para a largada do 40º Rally Dakar. O desafio off-road tem início neste sábado (6) em Lima, capital peruana, e inclui mais de oito mil quilômetros de trajeto. “A expectativa é muito grande. A prova já começa nas dunas, com grau máximo de dificuldade”, antecipou o piloto Reinaldo Varela. A bordo do Can-Am Maverick X3, o paulista conta com o navegador catarinense Gustavo Gugelmin na disputa da categoria para UTVs.

Além do Peru, o roteiro passa pela Bolívia e Argentina – palco da chegada no dia 20, em Córdoba. O primeiro dia de disputas reserva 272 quilômetros até Pisco (31 deles de trechos cronometrados). A dupla brasileira já está no clima da largada ao lado dos profissionais da equipe Can-Am Divino Fogão/South Racing.

“Esta será a minha sétima participação no Rally Dakar, mas os momentos que antecedem a largada sempre trazem bastante ansiedade”, continuou Varela. Com mais de 360 provas off-road disputadas, o piloto é bicampeão mundial de rally entre os carros da classe T2.

“Tenho muita confiança na nossa equipe e no UTV Can-Am Maverick X3, que é a principal referência da categoria. É hora de focar totalmente na corrida, ainda mais porque os primeiros dias já serão extremamente duros”, reforçou o piloto.

Gugelmin concordou. “As dunas serão a característica principal dos cinco primeiros dias de prova. Espero bastante exigência na navegação, será preciso ter muita atenção para cumprir todos os pontos do roteiro e evitar penalizações. Temos experiência na areia e vamos usar todas as nossas armas”, garantiu. Ele participa há 19 anos de competições off-road.

Confira o roteiro* completo dos UTVs no 40º Rally Dakar:
6/1/2018 – 1ª etapa
Lima / Pisco (Peru)
Deslocamento: 241 km
Especial (trecho cronometrado): 31 km
Total do dia: 272 km

7/1/2018 - 2ª etapa
Pisco / Pisco (Peru)
Deslocamento: 11 km
Especial (trecho cronometrado): 267 km
Total do dia: 278 km

8/1/2018 - 3ª etapa
Pisco / San Juan de Marcona (Peru)
Deslocamento: 207 km
Especial (trecho cronometrado): 295 km
Total do dia: 502 km

9/1/2018 - 4ª etapa
San Juan de Marcona / San Juan de Marcona (Peru)
Deslocamento: 114 km
Especial (trecho cronometrado): 330 km
Total do dia: 444 km

10/1/2018 - 5ª etapa
San Juan de Marcona / Arequipa (Peru)
Deslocamento: 665 km
Especial (trecho cronometrado): 267 km
Total do dia: 932 km

11/1/2018 - 6ª etapa
Arequipa (Peru) / La Paz (Bolívia)
Deslocamento: 445 km
Especial (trecho cronometrado): 313 km
Total do dia: 758 km

12/1/2018 - Dia de folga
La Paz (Bolívia)

13/1/2018 - 7ª etapa
La Paz / Uyuni (Bolívia)
Deslocamento: 301 km
Especial (trecho cronometrado): 425 km
Total do dia: 726 km

14/1/2018 - 8ª etapa
Uyuni / Tupiza (Bolívia)
Deslocamento: 86 km
Especial (trecho cronometrado): 498 km
Total do dia: 584 km

15/1/2018 - 9ª etapa
Tupiza (Bolívia) / Salta (Argentina)
Deslocamento: 512 km
Especial (trecho cronometrado): 242 km
Total do dia: 754 km

16/1/2018 - 10ª etapa
Salta / Belén (Argentina)
Deslocamento: 423 km
Especial (trecho cronometrado): 372 km
Total do dia: 795 km

17/1/2018 - 11ª etapa
Belén / Fiambalá / Chilecito (Argentina)
Deslocamento: 466 km
Especial (trecho cronometrado): 280 km
Total do dia: 746 km

18/1/2018 - 12ª etapa
Fiambalá / Chilecito / San Juan (Argentina)
Deslocamento: 269 km
Especial (trecho cronometrado): 522 km
Total do dia: 791 km

19/1/2018 - 13ª etapa
San Juan / Córdoba (Argentina)
Deslocamento: 559 km
Especial (trecho cronometrado): 368 km
Total do dia: 927 km

20/1/2018 - 14ª etapa
Córdoba / Córdoba (Argentina) 
Deslocamento: 165 km
Especial (trecho cronometrado): 119 km
Total do dia: 284 km.

TOTAL DE DESLOCAMENTOS: 4.464 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 4.329 km
TOTAL DA PROVA: 8.793 km

Sobre a BRP -
A BRP (TSX: DOO) é líder global no design, desenvolvimento, fabricação, distribuição e marketing de veículos powersports e sistemas de propulsão. Seu portfólio inclui os veículos para neve Ski-Doo e Lynx, as motos aquáticas Sea-Doo, os veículos off-road e roadsters Spyder da Can-Am e os sistemas de propulsão marítima Evinrude e Rotax, bem como os motores Rotax para karts, motocicletas e aeronaves recreativas. A BRP dá suporte a sua linha de produtos com peças, acessórios e vestuário. Com renda anual de CA$ 4,2 bilhões em mais de 100 países, a empresa conta com aproximadamente 8.700 colaboradores em todo o mundo.

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Quadriciclo da Can-Am em operação na base brasileira localizada na Antártida
Crédito: Divulgação

Quadriciclo da Can-Am em operação na base brasileira localizada na Antártida
Crédito: Divulgação