Brasileiro de Enduro FIM – Capixabas são destaques na quarta etapa
Para alegria da torcida de Aracruz (ES), piloto local Bruno Crivilin vence primeiro dia; Campeões do Enduro de Regularidade marcam presença
Publicada em 10/6/2017.

Aracruz (ES) – A quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM para motocicletas teve início com grande movimentação na Praça da Paz, no centro de Aracruz (ES). Para alegria da torcida, o “prata da casa” Bruno Crivilin foi o mais rápido do primeiro dia de disputas, neste sábado (10). A prova vale como rodada dupla e tem 37 quilômetros de percurso. Foram cumpridas três voltas, sendo a inicial de reconhecimento, e estão prog¬¬ramadas mais três neste domingo (11). Os capixabas também tiveram destaque com os campeões nacionais de Enduro de Regularidade Jomar Grecco e Sandro Hoffmann, que decidiram mudar de ares e prestigiar o evento.

Apontado como um dos principais pilotos da nova geração do Enduro FIM, Crivilin voou baixo. “A sensação de correr em casa é a melhor, apesar de envolver um certo nervosismo. Andei confiante, sem cometer erros, e fui abrindo vantagem em cada especial (trecho cronometrado)”, disse o piloto de 20 anos da Orange BH KTM. “Agradeço a todos que estão torcendo por mim, esse apoio é muito importante.”

Sandro Hoffmann, de Venda Nova do Imigrante (ES), virou referência no Enduro de Regularidade pelos nove títulos nacionais. Porém, poucos sabem que ele foi campeão brasileiro de Enduro FIM em 2013. “Tive o primeiro contato com a modalidade naquele mesmo ano e achei muito divertido. De cara, já tive um bom desempenho, principalmente no Enduro Teste, que traz trilhas e bastante pontos em comum com o Enduro de Regularidade”, comparou. O veterano acelera em Aracruz pela categoria E45.

Jomar Grecco, de Pedra Azul (ES), é bicampeão nacional de Enduro de Regularidade. Ele também possui títulos no Enduro FIM e venceu o primeiro dia em Aracruz pela classe E40. “Sou bicampeão capixaba de Enduro FIM (2013 e 2014). Gosto muito do esporte, que também atrai pilotos de outras modalidades bastante praticadas no Espírito Santo, como Regularidade, Motocross e Cross Country”, analisou. 

Maurício Brandão, diretor de Enduro FIM da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), acrescentou. “Fico muito satisfeito em ver os pilotos de outras modalidades interagindo no Brasileiro. No fundo, todos buscamos o prazer em andar de moto.”

Vencedores do dia – Além da Enduro GP, que destaca os mais rápidos do Brasileiro de Enduro FIM, Crivilin venceu a classe E2 em Aracruz. Os outros vencedores do primeiro dia de disputas foram Luís Oliveira (E1 / Honda Racing), Rômulo Bottrel (E3 / Orange BH KTM), Vinícius Calafati (EJúnior / Sacramento Racing KTM), Tiago Wernersbach (E4 / Moto Litoral Honda), Nielsen Bueno (E35 / Sacramento Racing KTM), Jomar Greco (E40 / Orange BH KTM), Pélmio Simões (E45 / Orange BH KTM), Levi Tesch (E50) e Willian Palandi (EAmador / Sacramento Racing KTM).

O Brasileiro de Enduro FIM 2017 é patrocinado por Rinaldi e conta com o apoio de MRPRO Braces, ASW, Sacramento Motorsports, Orange BH, Zanol Parts e Edgers.

Resultados - 4ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM
Dia 1 – 10/6
Enduro GP
1 – Bruno Crivilin
2 – Luís Oliveira
3 – Rômulo Bottrel
4 – Ian Blythe
5 – Júlio Ferreira

E1
1 – Luís Oliveira
2 – Ian Blythe
3 – Patrik Capila

E2
1 – Bruno Crivilin
2 – Júlio Ferreira
3 – Diego Colett

E3
1 – Rômulo Bottrel
2 – Gustavo Pellin
3 – Nicolas Rodriguez

EJúnior
1 – Vinícius Calafati
2 – Gabriel Soares
3 – Vinícius Luis Lopes da Silva

E4
1 – Tiago Wernersbach
2 – Jaime Zorzal
3 – André Silva

E35
1 – Nielsen Bueno
2 – Oriel Casagrande Neto
3 – Diogo Andrade

E40
1 – Jomar Grecco
2 – Jober Zambaldi
3 – Cassiano Tebaldi

E45
1 – Pélmio Simões
2 – Sandro Hoffmann
3 – Laurindo Zatorski Filho

E50
1 – Levi Tesch
2 – Luiz Alberto Croce
3 – Francisco Felner

EAmador
1 – Willian Palandi
2 – Elder Zucolloto
3 – Augusto Benvenutti

Programação* – 4ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2017

Local: Praça da Paz, em Aracruz (ES)
11/6 (Domingo) 
7h – Abertura da Praça da Paz
8h – Largada do primeiro piloto (largam dois pilotos por minuto)
16h – Previsão de chegada do último piloto
16h30 – Cerimônia de premiação
18h30 – Encerramento.

*A programação está sujeita a alterações.


Campeão Luis Oliveira (à esquerda) e Patrik Capila no pódio da categoria E1 do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM
Crédito: Café Fotos/Mundo Press

Campeão Bruno Crivilin (à esquerda) e Júlio César Ferreira no pódio da categoria E2 do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM
Crédito: Café Fotos/Mundo Press